TRANSPORTE PÚBLICO

Sindicato assina acordo que garante empregos dos trabalhadores do metrô por mais 2 anos

Postos de empregos ficam mantidos, mesmo que o sistema seja privatizado

Metrô do Recife - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) assinou um acordo coletivo especial (ACE), na tarde desta terça-feira (12), garantindo a manutenção dos empregos dos trabalhadores da categoria, mesmo que haja a privatização do metrô do Recife.

A reunião dos representantes desta classe trabalhadora de todo o País aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, junto aos metroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Nas redes sociais, o presidente do Sindmetro-PE, Luís Soares, comemorou a decisão e relembrou das articulações que precisou fazer, até à concretização dessa conquista.

"Hoje foi uma grande vitória da nossa categoria. Sempre acreditei que a gente ia alcançar esse objetivo, como também acredito que a gente vai conseguir a retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND). Essa luta é incansável. Vamos alcançar esse objetivo", afirmou.

O que diz a CBTU?
Procurada, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos ainda não se pronunciou. A assessoria de comunicação da empresa explicou que se pronunciará, até o final da tarde desta terça-feira (12).