Dia Nacional do Maracatu: Lula sanciona criação da nova data
1º de agosto passa a ser o Dia Nacional do Maracatu; data marca o nascimento de Luís de França, mestre do Maracatu Leão Coroado por 40 anos
Foi neste 12 de novembro, em que, no Recife, se celebra o Dia Municipal do Maracatu de Baque Solto, que o presidente Lula (PT) sancionou uma nova data em alusão à manifestação tradicional: 1º de agosto é, agora, Dia Nacional do Maracatu.
A Lei 397/2019 foi sancionada na tarde desta terça (12), em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.
A data escolhida, 1º de agosto, marca o nascimento de Luís de França, que foi mestre do Maracatu Leão Coroado durante 40 anos. A nação é uma das mais antigas do País, fundada em 1863.
"Precisamos transformar o maracatu numa arte de conhecimento de todo o povo brasileiro”, disse Lula, na cerimônia.
“É importante que a gente assuma o compromisso de que, no Dia Nacional do Maracatu, a gente consiga fazer uma festa de caráter nacional que funcione concomitantemente em todos os estados”, continuou o presidente.
Lula defendeu que, assim como outras manifestações culturais, o maracatu deve receber atenção do poder público para a sua difusão e valorização.
"A gente vai ter que arrumar dinheiro, a gente vai ter que arrumar patrocínio para que essa arte chamada maracatu tenha o mesmo apreço e o mesmo respeito que tem o rock, o samba, qualquer outro show", destacou o presidente.