Polícia prende suspeito de matar pessoas em situação de rua em várias cidades da França
Homem atacava exclusivamente pessoas sem moradia
Um homem suspeito de ter matado quatro pessoas em situação de rua na França e de ter ferido gravemente outra nos Países Baixos foi detido, indicaram fontes policiais francesas nesta quarta-feira.
O homem, que durante a prisão se apresentou como um camaronês de 32 anos com ordem de expulsão do território francês, foi detido na noite de terça-feira em um trem nas proximidades de Toulon, no sul do país.
Ele é suspeito de ter matado uma pessoa em situação de rua de nacionalidade moldava ao golpeá-la com um bloco de concreto na segunda-feira em Lyon, no sudeste da França, segundo fontes policiais.
Também é suspeito de ter cometido homicídios “com o mesmo modus operandi” em Evry, perto de Paris, em Dijon (leste) e em Estrasburgo (nordeste), além de uma tentativa de assassinato na cidade holandesa de Roterdã.
De acordo com outra fonte policial, o detido atacava exclusivamente pessoas em situação de rua, e os crimes pelos quais foi preso foram cometidos nas últimas semanas.
A pessoa em situação de rua de nacionalidade moldava foi encontrada morta na manhã de segunda-feira em Lyon, com uma grande ferida na cabeça e um bloco de concreto ensanguentado ao seu lado.
Uma câmera de vigilância gravou um homem golpeando-a na cabeça. Uma investigação por homicídio foi aberta.
Estão sendo realizados exames, principalmente de DNA, para determinar se o detido é realmente o autor desses crimes, segundo uma fonte judicial.
As forças de segurança francesas cooperaram com as de Roterdã, onde uma pessoa em situação de rua foi violentamente agredida na madrugada de 5 de novembro.
Após a detenção em Toulon, a polícia holandesa informou que está investigando “para saber se se trata do suspeito relacionado ao ataque em Roterdã”. “Por enquanto, não podemos confirmar”, declarou a porta-voz Janine Tuinfort à AFP.