'A Justiça': conheça obra alvo de homem-bomba na Praça dos Três Poderes
Estátua de 3 metros de altura foi esculpida em granito pelo artista mineiro Alfredo Ceschiatti
Alvo do homem-bomba que atacou o Supremo Tribunal Federal (STF), a estátua "A Justiça" resiste desde 1961 no local. Símbolo da Justiça cega e imparcial, a escultura de 3 metros de altura esculpida em granito é obra do artista mineiro Alfredo Ceschiatti.
A estátua é uma releitura da deusa Têmis, símbolo da imparcialidade e do equilíbrio judicial na mitologia grega. Sentada, com os olhos vendados e a espada repousando no colo, a versão de Ceschiatti difere da representação clássica, que inclui a balança da justiça.
Antes de ter sido atacada por explosivos, a obra também foi vandalizada durante as invasões às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, quando foi pichada com a frase “perdeu, mané”, uma alusão ao episódio envolvendo o ministro do STF Luís Roberto Barroso e um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além da estátua "A Justiça", Ceschiatti também deixou sua marca em outros prédios icônicos de Brasília. O artista mineiro era amigo de Juscelino Kubitschek, presidente responsável por levar a capital federal para o Planalto central, e foi um dos primeiros colaboradores de Oscar Niemeyer, arquiteto que desenhou os edifícios que viraram símbolo da cidade.
Ceschiatti contribuiu para a arquitetura de Brasília com peças icônicas como as esculturas dos "Anjos" na Catedral Metropolitana e "Os Guerreiros", mais conhecidas como "Os Candangos", também localizada na Praça dos Três Poderes. O artista também possui obras espalhadas em São Paulo e Minas Gerais.