RÚSSIA

Novo míssil russo é uma "evolução preocupante", diz ONU

Porta-voz convocou as partes a adotarem "medidas urgentes para uma desescalada para garantir a proteção dos civis e das infraestruturas civis essenciais"

Kiev acusou a Rússia de lançar um ataque com mísseis balísticos intercontinentais na Ucrânia pela primeira vez - Come Back Alive / AFP

O lançamento de um míssil balístico de médio alcance por parte de Moscou contra a Ucrânia é uma "nova evolução preocupante", declarou nesta quinta-feira (21) o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas.

"É uma nova evolução preocupante, e tudo está indo na direção errada", afirmou Stéphane Dujarric.

O porta-voz convocou as partes a adotarem "medidas urgentes para uma desescalada para garantir a proteção dos civis e das infraestruturas civis essenciais", reiterando o apelo feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para que a guerra acabe em respeito ao direito internacional.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira que suas forças atacaram a Ucrânia com um novo míssil balístico de médio alcance, depois que efetuou o disparo contra a cidade de Dnipro.

Questionado sobre a decisão dos Estados Unidos de fornecer minas antipessoais à Ucrânia, Dujarric disse que a posição do chefe da ONU "contra o uso de minas em qualquer lugar do mundo permanece inalterada".