Pernambucanos vencem no Mundial de Futins e Brasil avança às oitavas de final
Pernambucanos venceram as Maldivas por 7 a 1 e o Iraque por 15 a 0
A seleção brasileira de futebol de patins (futins), representada por atletas pernambucanos, venceu as duas partidas da fase de grupos do Campeonato Mundial da modalidade, em Trabzon, na Turquia, e avançou às oitavas de final da competição.
Na primeira partida, realizada nesta quinta-feira (21), os pernambucanos venceram as Maldivas pelo placar de 7 a 1. Já na manhã desta sexta-feira (22), outra goleada. A equipe goleou o Iraque pelo placar de 15 a 0.
Estiveram em campo Breton Borges, Márcio Ely, Philipp Pereira, Sérgio Pena e Emerson Santiago. A equipe foi comandada pelo criador do esporte e presidente da Associação Brasileira de Futins, Almir Falcão.
"O jogo contra Maldivas foi mais difícil, a equipe tinha jogadores bastantes habilidosos e com muita noção de marcação. Eles só não tinham o conjunto e o entrosamento que nós temos", analisou Almir.
Ainda de acordo com Almir,o jogo contra o Iraque foi mais fácil, pois eles "não tinham tanta habilidade", apesar de patinarem bem.
A equipe também contou com o reforço do estadunidense Zack Phillips, criador do Rollersoccer, modalidade semelhante ao futins.
“Ele [Phillips] me pediu para jogar pelo Brasil. Consultei Arash, que é o presidente da Fifs [Federação Internacional de Futebol de Paits], e ele permitiu. Então Zack está jogando na equipe, ele é o reserva do time”, revelou Almir.
Os pernambucanos esperam agora a conclusão dos jogos da rodada para conhecer seu próximo adversário.
Campeonato Mundial
O Mundial da Turquia começou na última quarta-feira (20) e segue até o dia 26 de novembro. A competição conta com 32 seleções.
Esta é a sétima participação do Brasil na modalidade. O melhor resultado do país foi a medalha de bronze, conquistada em três ocasiões: 2010, em Piacenza, na Itália; 2011, no Recife; e 2012, em Marselha, na França.
O Mundial deste ano é disputado pela primeira vez com as regras do futins, criado em Pernambuco, ao invés do RollerSoccer, criado nos Estados Unidos.