EXPOSIÇÃO

Exposição ''Insistância'' aporta na galeria Águas Belas, no Recife

A artista Christina Machadoabre expõe seu processo criativo revisitando, reinventando e criando obras

Christina Machado realiza abertura da sua nova exposição ''Insistância'', na galeria Águas Belas - Divulgação/Júlia Machado

A exposição ''Insistância'', de Christina Machado, realizou sua abertura na galeria Águas Belas, na Madalena, nesse sábado (23), das 16h às 20h.  A artista expõe a partir do seu processo criativo, ela revisita, reinventa e cria obras. 

A palavra insistância vem da união de duas palavras: insistência e distância. A ideia de Christina é propor uma reflexão sobre a necessidade de revisitar e cuidar de algo. A mostra marca a reabertura da galeria após a pandemia da Covid-19 e tem curadoria de Joana D’Arc.

Sobre a exposição
''Insistância'' celebra a trajetória de Christina Machado e vai ocupar duas salas, apresentando 31 obras, nos mais variados suportes, como vídeo, objeto, escultura, pintura, serigrafia, fotografia e, claro, trabalhos com argila/cerâmica, uma referência na sua produção. 

''Estou nesse espaço desde 1983. É um local muito rico, parte do meu desenvolvimento artístico e as obras que vou expor revelam ao público como se dá o meu processo, como as coisas vão acontecendo e como uma obra vai chamando a outra, dando mote para uma nova criação'', explica Christina.

''Christina Machado é uma artista rara no campo das artes visuais e da produção da arte contemporânea em nosso meio, por ter trilhado caminhos da subjetividade, da arte relacional e dos processos de cura. Ao longo de uma trajetória de mais de 40 anos de atuação completados em 2020, têm desenvolvido uma vasta e inquietante pesquisa com  a argila, sobretudo, quando essa passa a colar-se a sua pele, corpo, existência e transforma-se em essência'', comenta a curadora Joana D’Arc.

O recorte que será apresentado em ''Insistância'' começou a se desenhar ainda antes da pandemia. 

''O Brasil sofre o golpe em 2016, e logo saiu a notícia de uma menina que havia sofrido um estupro coletivo por mais de 30 homens. Isso tudo me fez voltar a pensar nas ‘Vaginas’, um trabalho antigo que havia iniciado pelos anos 2000'', lembra. 

Nessa obra, Christina tem como matriz de gesso sua pélvis e a molda no barro, criando intervenções das mais diversas maneiras, a partir desse órgão do corpo feminino.

As ''Vaginas'' são derivações de ''A pele'' é o que separa o corpo do mundo, pesquisa que é a base de todo o processo criativo da artista. Segundo a artista, todo esse processo de revisitar essas pesquisas foi abrindo novas reflexões. 

Exposição ''Insistância''
Quando: Até 25 de janeiro, de quinta a sábado, das 15h às 19h.
Onde: Galeria Águas Belas - Rua Águas Belas, 53, Madalena
Contato para agendamento de visita: (81) 99626.8989
Instagram: @atelierdasaguasbelas