Trégua no Paquistão após confrontos entre sunitas e xiitas deixarem mais de 80 mortos
Cerca de 300 famílias fugiram no sábado, enquanto tiroteios com armas leves e pesadas decorreram durante a noite
As autoridades do Paquistão anunciaram, neste domingo (24), uma trégua de uma semana após vários dias de confrontos entre sunitas e xiitas, que deixaram pelo menos 82 mortos e 156 feridos.
O Paquistão é um país de maioria sunita, mas no distrito de Kurram, na província de Khyber Pakhtunkhwa, perto da fronteira com o Afeganistão, vive uma grande população xiita e as comunidades têm enfrentado décadas.
“Ambas as partes acordaram um cessar-fogo de sete dias, durante o qual também vão trocar prisioneiros e devolver mutuamente os cadáveres”, declarou Muhamad Ali Saif, porta-voz do governo de Khyber Pakhtunkhwa.
Os confrontos eclodiram na quinta-feira, quando uma dúzia de homens atiraram contra ônibus que transportavam xiitas. Na sexta e no sábado, os xiitas lançaram represálias em bairros sunitas, informando moradores e autoridades locais.
“Entre os mortos, 66 são xiitas e 16, sunitas”, declarou um funcionário, que pediu para ter sua identidade preservada. Cerca de 300 famílias fugiram no sábado, enquanto tiroteios com armas leves e pesadas decorreram durante a noite, embora não tenham sido relatadas novas vítimas.