Arte

Prédio com obra de Banksy vai a leilão na Inglaterra e imagem não poderá ser removida

Conhecida como 'Well hung lover' ou 'Naked man hanging from window', pintura foi feita pelo artista em 2006

"Well hung lover" ou "Naked man hanging from window", de Bansky - Reprodução

Seria mais uma edifício comum à venda em Bristol, na Inglaterra, não fosse uma particularidade que o torna único. Uma das laterais do prédio ostenta uma obra original de Banksy.

Agora que o imóvel vai a leilão, uma dúvida pairou no ar: o que os novos donos farão com a pintura?

Segundo a corretora responsável pela venda, a resposta é simples — nada.

"O comprador será obrigado a aceitar um acordo restritivo no contrato de locação garantindo que a imagem não possa ser removida do edifício", avisa a empresa.

Conhecida como "Well hung lover" ou “Naked man hanging from window”, a obra retrata um homem pendurado no parapeito de uma janela enquanto um provável marido enganado o procura, ao lado deu uma mulher. Banksy fez este mural em 2006, quando o edifício abrigava uma clínica de saúde sexual.

O edifício em questão tem cinco andares, fica perto da Catedral e da Universidade de Bristol. Uma boate costumava funcionar no porão do local.

"Além disso, há um mural original de Banksy", avisa o anúncio da corretora. "É reconhecido que a arte de rua é criada não como uma obra de arte permanente, mas como uma forma de protesto que é geralmente, mas nem sempre, criada ilegalmente e sem a permissão do proprietário do edifício. Como tal, a vida de qualquer imagem como uma obra de arte evoluirá e mudará ao longo do tempo, dependendo de como a obra resiste ou, na verdade, é posteriormente pintada ou removida", discorre a seguir.

Banksy é o artista de rua mais famoso da Grã-Bretanha. Ele é conhecido por escolher lugares aleatórios para produzir suas obras de arte.

Uma de suas principais características é manter seu anonimato, ainda que sua identidade já tenha sido revelada algumas vezes.

De acordo com o jornal britânico "Daily mail", no ano passado ele foi recentemente citado por meio de uma ação judicial contra a empresa Pest Control, criada por ele.

Nos documentos do processo, Robin Gunningham, homem de 53 anos, natural de Bristol, na Inglaterra, consta como o artista responsável pela empresa.