Antonio Nóbrega e Orquestra Sinfônica do Recife abrem Ciclo Natalino, no Dona Lindu
Concerto aconteceu neste domingo (1º), com regência do maestro Lanfranco Marceletti Jr e participação especial do bandolinista pernambucano Marcos Cesar
A programação do Ciclo Natalino do Recife foi oficialmente aberta, neste domingo (1º), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. No palco, o multiartista pernambucano Antonio Nóbrega e a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), com regência do maestro Lanfranco Marceletti Jr., comandaram a noite, com participação especial do bandolinista pernambucano Marcos Cesar.
‘Há alguns anos eu venho desenvolvendo um trabalho junto com a orquestras brasileiras, sobretudo a Orquestra Ouro Preto, em vários concertos pelo Brasil. Tive a ideia de fazer mais um concerto com Orquestra sinfônica de Recife e aqui estou aqui no parque Dona Lindu para uma apresentação de músicas minhas, de Capiba e outros compositores. Estou muito satisfeito porque, além de tudo, estou revendo aqui a minha cidade“, comemorou Nóbrega.
“A coisa mais importante desse conceito é a presença do Antônio Nóbrega, porque estamos fazendo uma série de arranjos dele. Antônio é uma pessoa eclética. Ele canta, ele toca violino, ele toca cavaquinho, ele toca a música com uma série de instrumentos, ele dança… são peças que têm a ver com o nosso Nordeste. É baião, é frevo, é Ciranda… algo muito nosso e António Nobrega, por mais que seja um artista nacional, ele é nosso, é de Recife.
Natal nordestino
O repertório contemplou obras de Nóbrega e composições criadas em parceria com Wilson Freire e Bráulio Tavares, além de Clássicos de Capiba ("Serenata Suburbana") e de Villa-Lobos ("Trenzinho Caipira"), em versão cantada e cirandeira"
O bandolinista Marcos César se junta a Nóbrega para interpretação do “Primeiro Movimento do Concerto Ré Menor”, de Bach, originalmente composto para violinos, mas adaptado para bandolins nesta apresentação.
A composição "Clovinho no Frevo" - obra do maestro Clóvis Pereira (1932-2024), foi apresentada em homenagem a Clóvis Pereira Filho, que esteve no palco.
A praça do Dona Lindu recebeu um grande público para o concerto inaugural do Ciclo Natalino. Olhares atentos para o palco e muita expectativa para as festas de fim de ano.
“A gente espera que seja um Natal de muita paz, muita luz. Que todos tenham assim um sentimento cristão de amor ao próximo e que seja um Natal leve e de muita alegria para todos”, desejou o corretor de imóveis Claudio Lordsleem, 58 anos, que compareceu com a esposa Patrícia e o pequeno Pedro, de apenas dois anos.
Programação
O Ciclo Natalino no Recife terá atrações em todos os fins de semana, com programação em seis locais da cidade: nos parques da Tamarineira, Graças e Dona Lindu, além do Segundo Jardim, da Avenida Rio Branco e da Rua da Aurora.
Se apresentam folguedos relacionados ao ciclo e atrações pernambucanas, como autos de Natal, bandinhas natalinas, bois, cavalos marinhos, cirandas, corais, grupos de dança, pastoris e reisados.
A Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, maior polo e palco do ciclo, tem programação de sexta a domingo, entre os dias 6 e 8, 13 e 15, 20 e 22, 27 e 29. Nos parques, a programação será oferecida aos domingos, nos dias 8, 15, 22 e 29.
Réveillon - A Prefeitura do Recife montará três palcos, no Ibura, na Lagoa do Araçá e no Morro da Conceição, com programação nos dias 30 e 31, além da já anunciada festa na orla de Boa Viagem. O ciclo natalino só encerra no dia 6 de janeiro, com a liturgia da Queima da Lapinha, que consagra ao fogo votos de brincantes abrindo alas para os preparativos do Carnaval.