Doação de sangue

Circo Americano visita Hemope Recife, diverte doadores de sangue e incentiva a doação

Hemocentro registra estado crítico no período de festividades do fim do ano

Circo Americano visita Hemope Recife - Clarice Melo/Folha de Pernambuco

O Circo Ameriacano realizou uma visita ao Hemope Recife, nas Graças, área central da Capital pernambucana, na manhã desta terça-feira (3).

A ação tinha o objetivo de animar os doadores de sangue e promover a conscientização e o incentivo à doação, que diminui no período das festas do fim do ano.

"Nós contamos com a presença do Circo Americano para trazer felicidade aos nossos candidatos à doação e trazer também um alerta importante: neste período festivo, a gente percebe que muitas confraternizações e festividades acontecem, e, consequentemente, a presença dos nossos candidatos tem uma baixa", explicou Valéria Morais, assistente social da captação de doadores de sangue do Hemope.

Valéria Morais | Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Entre os doadores estava Jaciara Rosa da Conceição, moradora de Arthur Lundgren, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ela conta que gostou da iniciativa.

"Achei muito bom, muito alegre. Foi uma maravilha os palhaços, as brincadeiras. Muito bom, foi um dia maravilhoso", disse.

Jaciara Rosa da Conceição | Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Ela também revelou que estava realizando o sonho de doar sangue pela primeira vez.

"É a primeira vez doando sangue, era o meu sonho. Sempre esperei e pensei 'um dia eu consigo', aí a vizinha me chamou e eu fui. Eu gostei porque estava doando para alguém que ia precisar. Só gratidão", afirmou.

A importância da doação de sangue também foi ressaltada pelo palhaço artista. O estoque do hemocentro está em estado crítico.

"Doar sangue salva vidas, então você sempre fique esperto", disse.

Palhaço do Circo Americano | Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

 

Como doar
Para doar sangue, é necessário cumprir alguns requisitos. Confira a seguir o que é necessário.