Santa Cruz: com últimas contratações, média de idade do elenco é de quase 28 anos
Tricolor fez 17 contratações para a temporada de 2025
O Santa Cruz está diante do início de uma das temporadas mais decisivas de sua história. Retornando ao cenário de competições nacionais em 2025 e às vésperas da implementação de uma futura SAF, o Tricolor vem optando por um elenco com peças experientes e números expressivos na carreira.
A partir desse parâmetro, nessa semana, foram credenciados os retornos de Toty, William Alves e Genílson, todos já se encaminhando para uma fase final de carreira, mas ainda com estatísticas relevantes.
Levando em consideração as últimas aquisições e excluindo os jogadores da base que ainda vão disputar a Copinha São Paulo, a média de idade do elenco sobe para 27,6 anos.
Perguntado se a contratação de atletas mais velhos vinha como uma estratégia do clube, o diretor-executivo de futebol, Harlei Menezes, negou e explicou como vem sendo a postura dentro do mercado de transferências.
“Não. Estamos sempre atentos aos bons jogadores e eles normalmente são mais velhos e com mais rodagem. Difícil um muito jovem com números expressivos. Existem, mas não é comum”, declarou.
Na semana que o clube faz o primeiro amistoso da pré-temporada, contra o CSA, no sábado (07), no Rei Pelé, o Santa celebrou a chegada de todos os 17 reforços até aqui. Utilizando o recorte dos jogadores que acabaram de chegar, a média sobe até um pouco mais, 29,06 anos.
Um ponto importante de observação, é de que seis dessas 17 contratações foram de atletas que já tinham histórico no Arruda: Toty, Everton Sena, João Pedro, Thiaguinho, William Alves e Genílson. Esse último foi apresentado nesta terça-feira (03) e comentou pela opção da diretoria em repatriar os velhos conhecidos.
“Acredito que eles estão apostando em quem quer estar aqui. O professor deixou isso bem claro para nós, vem quem deseja marcar o nome na história do clube. Acredito muito nisso e o Itamar vem deixando isso bem claro”, disse o zagueiro de 34 anos.
Atualmente, somando entre remanescentes, contratados e atletas oriundos da base, o plantel tricolor está perto de 35 nomes. Ainda assim, Harlei Menezes admite que o time não está fechado e outras contratações podem ocorrer, como a de mais um goleiro.
“Podemos trazer mais algum jogador além do goleiro que pretendemos. Estamos avaliando o grupo que já temos. Não definimos posição”, disse o executivo de futebol.
Elenco do Santa Cruz
Goleiros: Rokenedy, Thiago Henrique, Moisés e Marcos (base);
Zagueiros: Ruan Robert, Ítalo Melo, Matheus Vinícius, Everton Sena, Genílson, William Alves e Willyam (base);
Lateral-direito: Israel, Toty, Yuri Ferraz e Matheus Castilho (base);
Lateral-esquerdo: Rodrigues;
Volantes: Lucas Siqueira, Carlos Henrique, Henrique Lordelo, Lucas Bessa, Wagner Balotelli, Pedro Maia (base) e Richardson (base);
Meias: Matheus Melo e João Pedro;
Atacantes: Gilvan, Thiaguinho, Pedro Henrique, Jhonatan Ribeiro, Douglas Skilo, Vini Moura, Zé Artur, Anthony (base) e Vinícius Hora (base).