Artesanato pernambucano ganha espaço em feiras de exposição na Colômbia e em Minas Gerais
Grupos de artesãs são apoiados pelo Programa Pernambuco Artesã
Nesta segunda (2), um grupo de oito artesãs pernambucanas viajou para Bogotá, pelo Programa Pernambuco Artesão. As artistas estão participando da Expoartesanías, feira de artesanato expoente na Colômbia e América Latina.
A Expoartesanías é realizada há 34 anos, tendo como objetivo promover o artesanato tradicional latino-americano.
Esta edição acontece entre os dias 4 e 17 de dezembro, e reserva um pavilhão em homenagem ao Brasil, convidado de honra da feira.
Além de Bogotá, o Programa também custeou a ida e estadia de dez artesãos na 35º Feira Nacional do Artesanato - Expominas, que acontece também nesta semana em Belo Horizonte.
Toda a ação é um fruto do convênio entre o Sebrae-PE e Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — ADEPE, com objetivo de promover um intercâmbio cultural entre nações e culturas distintas.
Artistas
Entre as artistas que participam da Expoartesanías, na Colômbia, estão Ayla Guadalupe (Recife), conhecida pelos seus bordados; Cida Lima (Belo Jardim) é reconhecida pela cabeça em barro inspirada em ex-voto; a ceramista Dheny Santos (Tacunhaém); e a bonequeira Genilda Félix (Glória de Goitá).
Já em Belo Horizonte, estão os artesãos Janaína Barbosa (Caruaru), da arte popular em barro; Marcos Siqueira (Garanhuns), da escultura em madeira de tamboril; Edlene Costa (Lagoa do Carro), da tapeçaria bordada à mão; e Carmelita (Alagoinha), de vestuário e utilitários em renascença.