INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Apple elege app brasileiro e jogo do 'NYT' como destaques do ano

App foi fundado em 2019 pelo empresário pernambucano Geraldo Ramos

App de criação musical com IA, Moises prepara rodada de investimentos de olho em crescimento - divulgação

O Moises, aplicativo brasileiro de criação musical que usa inteligência artificial, foi eleito pela Apple o melhor app do mundo para iPad. A escolha foi anunciada pela empresa em cerimônia realizada em Nova York.

Fundado em 2019 pelo empresário pernambucano Geraldo Ramos, o app tem entre suas principais funcionalidades o uso de IA para isolar instrumentos, alterar o ritmo e identificar trechos de canções, facilitando o aprendizado musical.

Isso, explica Ramos, permite treinar o uso de um instrumento de forma mais rápida, sem a necessidade de um estúdio.

O aplicativo já foi traduzido para 33 idiomas e recentemente chegou a países como Alemanha, Áustria, Suíça e Noruega. Ramos lembra que a empresa já realizou duas rodadas de investimentos, levantando US$ 10,6 milhões com fundos de venture capital, como Monashees e Kickstart.

Já como melhor app para iPhone, a Apple elegeu o Kino, que permite o uso de filtros inspirados em filmes durante a gravação de vídeos. O Kino derrotou o brasileiro Tripsy, aplicativo que ajuda a planejar viagens, compartilhar informações com familiares e amigos e receber alertas de voos e clima.

Foram ao todo 45 finalistas e 17 vencedores em categorias diversas. Para Mac, quem ganhou no App Store Awards 2024 foi o Lightroom, de edição de fotos. No Apple Watch, o vitorioso foi o Lumy, que fornece informações sobre os horários e padrões do sol.

Foram eleitos ainda seis games vencedores. Entre eles, está o app do “The New York Times”, que foi um dos vencedores de impacto cultural.

Os apps vencedores:

Para iPhone: Kino (Lux Optics)

Para iPad: Moises (Moises Systems)

Para Mac: Adobe Lightroom (Adobe)

Para Apple Vision Pro: E se...? Uma história imersiva (What If…? An Immersive Story, da Disney)

Para Apple Watch: Lumy (Raja V)

Para Apple TV: F1 TV (Formula One Digital Media)

Os jogos vencedores:

Para iPhone: AFK Journey (Farlight Games)

Para iPad: Squad Busters (Supercell)

Para Mac: Graças a Deus Você Está Aqui! (Thank Goodness You’re Here!, da Panic)

Para Apple Vision Pro: Thrasher: Arcade Odyssey (Puddle)

Para Apple Arcade: Balatro+ (Playstack)

Vencedor do Impacto Cultural:

NYT Games (The New York Times)