Premiação

Prêmio Paralímpico: Carol Santiago e Gabriel Araújo são eleitos os atletas do ano

Dupla da natação brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris neste ano

Paratleta da natação Carol Santiago - Douglas Magno/CPB

A pernambucana Carol Santiago e o mineiro Gabriel Araújo, ambos da Natação, foram os dois atletas paralímpicos premiados como Atletas do Ano, na noite desta quinta-feira (12), no Prêmio Paralímpicos, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento foi realizado no Tokio Marine Hall, em São Paulo. 

Dona de cinco medalhas em Paris, sendo três de ouro e duas de prata, Carol - classe S12 (baixa visão) - agradeceu quem esteve ao lado dela durante o ciclo paralímpico e deu ênfase ao apoio recebido pelo CPB.

Na França, ela se tornou, aos 39 anos, a maior campeã paralímpica da história do Brasil, com dez medalhas. Foi a terceira vez que ela levou o prêmio na categoria feminina. 

"Queria agradecer de forma muito especial à toda comissão técnica, profissionais que estiveram comigo durante o processo, a Deus por me dar saúde, ao meu clube, a todos os patrocinadores e apoiadores, à minha família que sempre me acompanhou e torce por mim", iniciou. 

"Obrigada também ao presidente Mizael (Conrado), que nos proporcionou tudo o que precisamos para ter esse resultado que tivemos nas Paralimpíadas. Ele fez com que o movimento paralímpico crescesse no Brasil. Isso mudou minha vida e de várias pessoas com deficiência", completou. 

Outro premiado da noite, Gabriel Araújo, de 22 anos, da classe S2 (comprometimento físico-motor), voltou dos Jogos Paralímpicos de Paris com três medalhas de ouro. O atleta já havia conquistado o prêmio de atleta masculino do ano em 2023 e revelação em 2021.

Única categoria eleita por meio da participação popular, o prêmio de Atleta da Galera foi para Giovanna Boscolo (Atletismo). Ela desbancou Gabriel Araújo (Natação), Emerson Ernesto (Goalball), Raíssa Machado (Atletismo) e Jerusa Geber (Atletismo) em uma das premiações mais esperadas da noite. 

A noite ainda foi de prêmios para Fábio Vasconcelos (Futebol de Cegos) como Melhor Técnico Coletivo; Amaury Veríssimo (Atletismo) na categoria Melhor Técnico Individual; Jerusa Gaber dos Santos ficou com o Melhor Atleta do Atletismo; e o prêmio Revelação foi para Rebeca Silva (Judô). 

Vencedores por modalidade 

Atletismo - Jerusa Geber
Badminton - Vitor Gonçalves Tavares
Basquete em cadeira de rodas - Paola Klokler
Bocha - Evani Calado
Canoagem - Fernando Rufino
Ciclismo - Jady Malavazzi
Esgrima em cadeira de rodas - Jovane Guissone
Esportes de inverno - Cristian Ribera
Futebol de cegos - Raimundo Nonato
Futebol PC - Evandro Souza
Goalball - Leomon Moreno
Halterofilismo - Tayana de Souza Medeiros
Hipismo - Sérgio Fróes
Judô - Rebeca Silva
Natação - Maria Carolina Santiago
Remo - Diana Cristina e Jairo Nathaniel
Rúgbi em cadeira de rodas - Gabriel Feitosa
Taekwondo - Ana Carolina Moura
Tênis de mesa - Bruna Alexandre
Tênis em cadeira de rodas - Leandro Pena
Tiro com arco - Jane Karla
Tiro esportivo - Alexandre Galgani
Triatlo - Jéssica Ferreira
Vôlei sentado - Suellen Cristine