são paulo

Ação da PF mira grupo que envia drogas ao exterior por meio do Aeroporto de Guarulhos

A Operação Tedesco contou com o apoio da Polícia Aduaneira Alemã

Polícia Federal - Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 18, uma operação para reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em enviar drogas ao exterior por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A Operação Tedesco contou com o apoio da Polícia Aduaneira Alemã.

A investigação foi iniciada a partir de comunicação do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, que informou sobre a apreensão de 45,4 Kg de cocaína no Aeroporto de Frankfurt, em fevereiro deste ano.

Nesta quarta-feira, mais de 100 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, em endereços situados em São Paulo e Ceará.

"Destaca-se, ainda, que na operação houve o bloqueio de seis imóveis e a constrição de 22 contas bancárias até o valor de R$ 17 milhões", disse a PF.

Conforme o órgão federal, os envolvidos podem responder à justiça pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de organização criminosa.

"As penas podem ultrapassar 35 anos de reclusão, sem contar com a majorante ligada à transnacionalidade dos delitos", disse a PF.