Cate Blanchett veio ao Brasil para visitar cidades afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul
Atriz australiana particiou de missão da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da qual é embaixadora
Cate Blanchett esteve no Brasil. Entre segunda (16) e quarta-feira (18), a atriz australiana visitou regiões afetadas pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Em sua primeira viagem ao País, a estrela de filmes como “Blue Jasmine” (2013) e “Carol” (2015) participou de uma missão da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da qual é embaixadora da Boa Vontade. Segundo a entidade, ela já retornou ao Reino Unido, onde mora.
Durante sua passagem, Cate Blanchett visitou as cidades de Porto Alegre, Taquari e Cruzeiro do Sul. Ela conversou com refugiados e nativos brasileiros afetados pelas inundações, conhecendo iniciativas de apoio a essas pessoas.
A atriz também participou de um encontro com o governador Eduardo Leite. Na publicação, o político revelou alguns dos assuntos tratados na conversa com ela.
“Cate me enfatizou preocupações quanto aos efeitos das mudanças climáticas e sua relação com o deslocamento humano e com as populações deslocadas à força, destacando o reconhecimento da população refugiada como uma das mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, e a necessidade de sua inclusão e participação em ações de preparação, contingência, mitigação e adaptação”, escreveu.
Em um texto publicado nas redes sociais pela Acnur, Cate Blanchett relata um pouco de sua experiência no Rio Grande do Sul. “Todos os refugiados que conheci no Brasil experimentaram o duplo, às vezes, triplo, horror de serem forçados a se deslocar, não uma ou duas, mas três vezes - cada vez perdendo tudo que tinham e tendo de reconstruir suas vidas do zero”, disse.