Liverpool faz 3 no 1º tempo, goleia West Ham e sustenta vantagem na ponta da Premier League
O time comandado por Arne Slot chegou à marca de 14 gols nos últimos três jogos
O Liverpool se despediu de 2024 em alto estilo. Neste domingo (29), o líder da Premier League goleou o West Ham por 5 a 0, jogando fora de casa. Os visitantes fizeram 3 a 0 no primeiro tempo e já goleavam aos 8 minutos da etapa final. O time comandado por Arne Slot chegou à marca de 14 gols nos últimos três jogos.
O resultado sustentou a boa vantagem do Liverpool na tabela. O primeiro colocado chegou aos 45 pontos, oito à frente do novo vice-líder, o Nottingham Forest, que tem um jogo a mais na tabela. Em terceiro está o Arsenal, com 36 e as mesmas 18 partidas já disputadas pelo Liverpool. O West Ham é apenas o 13º, com 23.
O primeiro tempo no London Stadium foi movimentado desde os minutos iniciais. Antes do relógio chegar ao sexto minuto, cada equipe já tinha uma ótima chance de gol. Salah perdeu para a oportunidade o Liverpool enquanto Lucas Paquetá desperdiçou para os anfitriões.
O "lá e cá", porém, durou pouco, mesmo depois da lesão sofrida pelo zagueiro Joe Gomez, que deixou a partida ainda no primeiro tempo e virou preocupação para o técnico Arne Slot, do Liverpool E logo o goleiro Alphonse Areola se tornava um dos destaques da partida, com três defesas decisivas para a equipe anfitriã.
Aos 29, o Liverpool começou a confirmar no placar sua superioridade em campo. Luis Díaz recebeu na intermediária, "tabelou" com um marcador e viu a bola surgir perfeita para a finalização: 1 a 0.
O colombiano marcou seu oitavo gol na competição, sendo o 12º em 24 jogos na temporada europeia.
O West Ham tentou respondeu na sequência. E Kudus acertou o pé da trave esquerda de Alisson. A reação dos anfitriões não passou disso.
Do outro lado, o líder do campeonato manteve a pressão e buscou o segundo gol aos 39, em nova participação decisiva de Luis Díaz. Ele iniciou bela jogada pela direita, com uma troca de passes com Salah que resultou em finalização de Gakpo, diante do gol praticamente livre, para as redes.
Antes do intervalo, o Liverpool chegou ao terceiro gol, aos 43. Após roubada de bola de Mac Allister, o ataque visitante trocou passes rapidamente até a bola parar nos pés de Salah.
Com um chute rasteiro no cantinho, ele aumentou a vantagem do time na partida e também a sua liderança na artilharia do campeonato, com seu 17º gol - tem ainda 13 assistências.
O ritmo alucinante do Liverpool foi mantido no início do segundo tempo. Aos 8, Alexander-Arnold arriscou chute de longe e viu a bola desviar na cabeça do zagueiro Kilman, morrendo no fundo das redes.
O quarto gol sossegou o time visitante e reduziu a cadência do confronto. Slot aproveitou para poupar seus titulares, fazendo todas as quatro trocas restantes.
Diogo Jota, Endo, Tsimikas e Elliott foram a campo. Mas, a esta altura, o Liverpool já jogava em rotação mais lenta, apenas administrando a boa vantagem no marcador. Mesmo assim, Jota selou a vitória ao marcar o quinto aos 37, após assistência de Salah.