Mundo

Novo líder sírio recebe clero da comunidade cristã

Na primeira reunião desse tipo, fotos mostram Sharaa, de terno e gravata, em encontro com diversos representantes de igrejas cristã, ortodoxa, católica, armênia ortodoxa, anglicana, entre outras

Ahmed al Sharaa, cujo nome de guerra é Abu Mohamed al Jolani, é o chefe do grupo - SANA / AFP.


O novo dirigente da Síria, Ahmed Al Sharaa, recebeu nesta terça-feira (31), em Damasco, representantes do clero da comunidade cristã, em meio a preocupações das minorias sírias, que aguardam garantias das autoridades.

Em um país multiconfessional, traumatizado por quase 14 anos de guerra civil, a coalizão liderada pelo grupo sunita Hayat Tahrir Al Sham (HTS) derrubou, em 8 de dezembro, o governo de Bashar Al Assad.

"O chefe da nova administração síria, Ahmed Al Sharaa, reuniu-se com uma delegação da comunidade", informou o "Comando Geral" em sua conta no Telegram.

Na primeira reunião desse tipo, fotos mostram Sharaa, de terno e gravata, em encontro com diversos representantes de igrejas cristã, ortodoxa, católica, armênia ortodoxa, anglicana, entre outras.

Centenas de cristãos em Damasco protestaram na semana passada após um incidente em que uma árvore de Natal foi incendiada em uma pequena cidade no centro da Síria.

Além disso, milhares de alauítas sírios realizaram manifestações em 25 de dezembro, em várias cidades, após a divulgação de um vídeo que mostrava um ataque a um de seus santuários.