Treze militares estão desaparecidos após explosão em um depósito de munições em Cuba; vídeo
Mil e duzentos moradores de áreas próximas ao depósito foram evacuados e investigações iniciadas
Treze membros das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba (FAR) estão desaparecidos após a explosão registrada nessa terça-feira em um depósito de armamentos e munições no leste da ilha, informou a instituição militar.
"Como resultado das explosões em um depósito de armamento e munições na comunidade de Melones (...), na província de Holguín", a 730km a leste de Havana, "encontram-se desaparecidos" dois oficiais, dois suboficiais e nove soldados, segundo nota informativa do Ministério das Forças Armadas divulgada pela televisão cubana.
O comunicado destacou que "as ações de investigação no local dos fatos continuam", o que levou à evacuação de mais de 1.200 moradores de áreas próximas ao depósito de uma unidade militar onde "se classificavam munições envelhecidas".
Pela manhã, os meios locais informaram que a explosão foi provocada "por um incêndio (...) em uma instalação com material bélico" e que se buscava "precisar o estado" em que se encontrava "o pessoal que inicialmente enfrentou o incidente, assim como os danos ao patrimônio".
Nem a imprensa oficial nem a televisão cubana divulgaram imagens das explosões na unidade militar, mas veículos independentes publicaram na internet algumas fotografias em que se observa uma imensa coluna de fumaça e forças policiais mobilizadas nas ruas da comunidade de Melones.