Saúde

Suco de sabugueiro tem benefícios para o controle do peso e a saúde metabólica, mostra novo estudo

Os participantes da pesquisa que receberam a bebida mostraram aumento significativo na capacidade de oxidação de gordura

Sabugueiro - Reprodução/Pxhere

O sabugueiro, amplamente conhecido por seu poder medicinal, pode ser um aliado na perda de peso. Um novo estudo encabeçado pela Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que beber 340 ml de suco de sabugueiro diariamente durante uma semana melhora o microbiota intestinal, a tolerância à glicose e a oxidação de gordura.

"O sabugueiro é uma fruta subestimada, comercialmente e nutricionalmente. Estamos começando a reconhecer seu valor para a saúde humana, e os resultados são muito animadores", afirma Patrick Solverson, professor assistente da WSU, em comunicado.

Para testar os benefícios da planta, 18 adultos acima do peso foram analisados. Os participantes, então, foram divididos em dois grupos: os primeiros beberam suco de sabugueiro e os segundos, um placebo (com coloração e sabor semelhantes), enquanto mantinham uma alimentação padronizada.

Dentre as descobertas, publicadas na revista científica Nutrients, foi observado que os participantes do grupo que bebeu o suco de sabugueiro tiveram quantidades significativamente maiores de bactérias intestinais benéficas, incluindo firmicutes e actinobactérias, e quantidades menores de bactérias nocivas, como bacteroidetes.

Além das mudanças positivas na microbiota, os resultados indicaram que a bebida pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura. Os participantes que receberam o suco de sabugueiro mostraram aumento significativo na oxidação de gordura, ou na quebra de ácidos graxos, após uma refeição rica em carboidratos e durante exercícios.

O suco de sabugueiro reduziu os níveis de glicose no sangue dos participantes em uma média de 24%, indicando uma capacidade significativamente melhorada de processar açúcares após o consumo de carboidratos.

Segundo a equipe, estes efeitos podem estar associados à alta concentração de antocianinas do sabugueiro, compostos bioativos de origem vegetal que agem como anti-inflamatórios, antidiabéticos e antimicrobianos.

"A comida é remédio, e a ciência está alcançando essa sabedoria popular. Este estudo contribui para um crescente corpo de evidências de que o sabugueiro, que tem sido usado como remédio popular por séculos, tem inúmeros benefícios para a saúde metabólica e prebiótica", disse Solverson.