8 de janeiro

Múcio diz "sonhar" com fim das investigações e prisão de culpados do 8/1

Ministro da Defesa falou sobre o assunto após evento do governo que marcou os dois anos dos atos golpistas

Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse "sonhar" com um evento que celebre o fim dos inquéritos das pessoas julgadas por participação nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023. O auxiliar de Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o assunto após o evento do governo que marcou os dois anos dos ataques contra a sede dos Poderes.

O evento que eu sonho é quando a gente tiver feito um evento encerrado os inquéritos, todos os culpados presos. Essa vai ser a grande festa. O inquérito acabou, e os culpados presos seja quem eles forem. O ruim é ficar (assim): no meio de nós quatro, tem um bandido disse Múcio ao Globo.

O ministro foi elogiado pelo presidente Lula durante o evento, pela presença das Forças Armadas no local.

Quero agradecer a José Múcio (ministro da Defesa), que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que a gente quer construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional. Muito obrigado pela presença, José Múcio, e os três comandantes militares disse Lula.

O ministro também comentou as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 39 pessoas foram indiciadas, afirmando que todas as denúncias que aparecerem, "se tiverem fundamento", terão o apoio das Forças Armadas:

Interessa às Forças, mais do que ninguém, que sejam apuradas. Ruim é ficar: "Aqui dentro tem um suspeito". Claro, a gente se preocupa que não haja acusações injustas, marcas em pessoas de forma injusta. Para as Forças é fundamental, precisamos virar essa página.