Premiação

DGA Awards: premiação de sindicato dos diretores indica "Emilia Pérez"; "Duna" e "Wicked' estão fora

Premiação acontece no dia 8 de fevereiro

Karla María gascón e Zoe Saldaña em cena de 'Emilia Pérez', filme vencedor do Globo de Ouro que recebeu críticas no México - Divulgação

Além das indicações ao SAG Awards, foram anunciados nesta quarta-feira os cineastas indicados ao DGA Awards, cerimônia anual do sindicato dos diretores dos Estados Unidos. Como esperado, o diretor brasileiro Walter Salles, de " Ainda estou aqui", ficou de fora da lista de finalistas. A má notícia para o torcedor brasileiro, de olho na corrida para o Oscar, é que Jacques Audiard recebeu uma indicação por "Emilia Pérez", numa demonstração clara de força do longa, que parece ser o principal adversário de "Ainda" na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional.

O cineasta francês disputa o DGA com Sean Baker (“Anora”), Edward Berger (“Conclave”), Brady Corbet (“O brutalista”) e James Mangold (“Um completo desconhecido”).

Os cinco indicados concorrem ao prêmio pela primeira vez. Jon M. Chu, por “Wicked”, Denis Villeneuve, por "Duna: Parte 2", são citados como os principais esnobados do ano.

O DGA é o principal termômetro para o Oscar na categoria de melhor direção. O prêmio também conta com a categoria de melhor primeira direção, em que concorrem: Payal Kapadia (“Tudo que imaginamos como luz”), Megan Park (“Meu eu do futuro”), RaMell Ross (“Nickel Boys”), Halfdan Ullmann Tondel (“Armand”) e Sean Wang (“Dìdi”).

A premiação acontece no dia 8 de fevereiro.