Mauricio de Sousa se emociona com filme "Chico Bento": "Como reencontrar um velho amigo"
Filme chega aos cinemas nesta quinta-feira (9) e tem como destaque o jovem Isaac Amendoim, de 11 anos; 'uma força da natureza', diz produtor Daniel Rezende
Criado, em esboço, por Mauricio de Sousa em 1961, Chico Bento fez sua estreia nas tirinhas de jornal dois anos depois, em 1963. A revistinha própria viria mais tarde, em 1982. De lá para cá, o caipirinha que corre descalço pela Vila Abobrinha se tornou um dos mais carismáticos personagens do universo do quadrinista. Agora, Chico se prepara para nova estreia, desta vez em versão live-action na tela de cinema.
“Chico Bento e a goiabeira maraviosa” chega aos cinemas hoje expandindo o universo de “Turma da Mônica: laços” (2019) e “Turma da Mônica: lições”, sucessos dirigidos por Daniel Rezende que encantaram um público de crianças, jovens e adultos há anos esperando por uma versão com atores de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e companhia.
‘Fiquei encantado’
Dirigido por Fernando Fraiha, produtor em “Laços” e “Lições”, o novo longa acompanha Chico Bento após receber a notícia de que um poderoso fazendeiro local pretende construir uma estrada passando por cima da goiabeira do Nhô Lau, seu lugar favorito na Vila Abobrinha. Com a ajuda dos amigos Zé Lelé, Rosinha, Tábata e Hiro, o jovem tentará mostrar para a população da região que não vale a pena derrubar a árvore.
— Cada personagem que criei tem um pedaço de mim, e o Chico Bento, em especial, carrega muito da minha infância no interior — diz Mauricio de Sousa, de 89 anos, que faz uma participação especial na obra. — O filme conseguiu captar a alma do Chico. Traz uma mensagem muito bonita sobre natureza, preservação e amizade. Fiquei encantado com a riqueza dos detalhes: a paisagem do vilarejo, o sotaque caipira autêntico e a trilha sonora, que faz a gente se sentir dentro daquela roça. Foi como reencontrar um velho amigo.
Isaac Amendoim, influenciador mirim de 11 anos, com 3,7 milhões de seguidores no Instagram, é quem assume a responsabilidade de dar vida a Chico Bento nas telas, juntando-se a um elenco com nomes como Luis Lobianco, Débora Falabella e Taís Araujo.
— Normalmente, nós fazemos chamadas públicas para achar as crianças e recebemos muitos vídeos. É difícil achar uma criança de 8 ou 9 anos que não seja por um processo como este. Mas, no caso do Chico Bento, antes mesmo da chamada, o produtor de elenco Luciano Baldan mandou um link com o Instagram do Isaac — lembra Fraiha. — Depois, fizemos a chamada e chegaram vídeos de três mil crianças maravilhosas, mas Isaac já tinha construído o rancho dele nas nossas cabeças.
De 'Chico Bento' a 'Avatar 3': Os 25 filmes mais aguardados de 2025
A escolha do jovem parece ter sido um acerto: desde os primeiros trailers, a reação vem sendo muito positiva na redes sociais. Rezende trata o jovem intérprete como uma “força da natureza”, enquanto Mauricio conta ter ficado com o “coração cheio de orgulho” ao reencontrar este velho amigo.
— Fiquei feliz demais da conta quando o Mauricio me falou que eu ia ser o Chico Bento. Foi bão demais entrar nesse universo, conhecer a equipe toda — diz Isaac, que garante ter muito em comum com o personagem. — Ele mora na roça, eu também. Ele gosta de bicho igual eu e ele gosta da natureza e eu também gosto demais da natureza, meu fio.
O jovem já tinha experiência com a câmera desde os 7 anos, mas pôde viver momentos novos no cinema.
— Eu gostei muito de chorar numa parte do filme, foi uma experiência nova, foi muito legal trabalhar no filme — diz o jovem ator, para quem a expressão “trabalho” precisa vir entre aspas. — Foi mais uma diversão. Ensaiamos nove semanas, mas não era ensaio. Nós tava brincando e decorando o texto. Nas filmagens tinha uns trem pra brincar. Nós só divertia.
Para arrancar o choro do jovem, Fraiha partiu para um golpe baixo.
— O Fernando sabia que eu tava preocupado de chorar. Aí ele falou assim: “Isaac, pensa que é o último dia que iremos se ver.” Aí já bateu aquela dor no coração, eu comecei a chorar, e ele deu ação. Até que foi, meu fio, graças a Deus — lembra Isaac.
Personagens preferidos
Chico Bento foi criado por Maurício como uma homenagem a seu tio-avô, Francisco Bento, e sempre foi citado como um dos personagens mais queridos do criador. Fraiha, que escreveu o roteiro ao lado de Elena Altheman e Raul Chequer, lembra que o quadrinista chegou a recusar as primeiras versões da história para as telas, até se identificar com a trama da goiabeira. O cineasta foi convidado para o projeto por Rezende graças à sua ligação com o humor, com experiências como as do longa “La vingança” (2016) e dos programas “Falha de cobertura” e “Choque de cultura”.
“Chico Bento e a goiabeira maraviosa” estreia em mais de 800 salas pelo Brasil em momento aquecido do cinema nacional. Segundo o diretor, já existe um roteiro para uma continuação.
— Espero que “Chico” se aproveite desta onda de orgulho do brasileiro com sua dramaturgia, depois do sucesso de “Ainda estou aqui” e “O auto da Compadecida 2”, para que possamos ir acostumando as pessoas a irem aos cinemas novamente para ver bons filmes nacionais — diz Rezende, produtor e supervisor artístico do longa.