Vídeo impressionante mostra homens e cachorro presos em casa tomada por fogo em Los Angeles; assista
Fogo que se alastrou rapidamente por influência de fortes ventos na região provocaram o fechamento de escolas, pontos turísticos e comerciais, atingindo mais de 10 mil hectares
Um vídeo aterrorizante viralizou nas redes sociais mostrando dois homens e um cachorro presos em uma casa completamente cercada pelo incêndio florestal que devasta Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades locais, o número de mortos pelo fogo já chegou a cinco pessoas.
As imagens foram gravadas por um homem, ainda não identificado, que mostra as chamas com metros de altura cercando a propriedade em Pacific Glades, área conhecida como bairro dos famosos. Muito próximas das janelas que ocupam espaços do chão ao teto, o fogo deixa tudo com ainda mais cara de filme de terror.
Em um momento do vídeo, o homem mostra o cão assustado e diz que “vai ficar tudo bem”. Logo em seguida, o homem parece dar orientações para outra pessoa que está na casa, que sugere abrir uma janela. “Não abra nada”, determina o primeiro.
Segundo Kevin Dalton, que postou as imagens no X, os dois homens e o cão conseguiram deixar a casa em segurança. Apesar disso, não há novidades sobre o estado de saúde do trio. As cinco mortes registradas até o momento foram em Eaton, Altadena, subúrbio vizinho à cidade de Pasadena, ao norte de Los Angeles, onde as chamas queimaram quase 4.300 hectares.
— Tivemos 22 horas brutais em Pasadena - disse em entrevista coletiva o funcionário da prefeitura Miguel Márquez. Os bombeiros "se depararam com escuridão, fogo e ventos de 129km/h".
O comandante dos bombeiros de Pasadena, Chad Augustín, informou que sua equipe atua sem parar "retirando pessoas de prédios em chamas, ruas e veículos. O número de mortos seria bem maior sem os atos heroicos deles". Vários incêndios tiveram início no entorno de Los Angeles nas últimas 24 horas. Três deles estavam fora de controle e causaram grandes estragos.
O primeiro deles começou na manhã de ontem, em Pacific Palisades, um subúrbio de Los Angeles cobiçado por celebridades e estrelas de Hollywood. As chamas consumiram mais de mil estruturas e cerca de 6.390 hectares, informaram autoridades.
Centenas de bombeiros lutavam contra as chamas, intensificadas por fortes rajadas de vento, que se agravaram durante a noite no Sul da Califórnia. Mais de 50 mil pessoas estão sob ordem de evacuação apenas no condado de Los Angeles.
— Juntos, esses incêndios estão levando os serviços de emergência ao limite - disse Kristin Cowley, do Departamento de Bombeiros da cidade, acrescentando que há vários civis feridos, além de bombeiros. Mais de 300 mil moradores do Sul da Califórnia estão sem energia.
A cidade amanheceu com aspecto apocalíptico, coberta por nuvens cinzas e alaranjadas, além de árvores caídas e várias de suas palmeiras características quebradas devido à força dos ventos.