TECNOLOGIA

Google enfrenta investigação no Reino Unido sobre dominância no serviço de busca

É a primeira vez que a big tech tem sua atuação analisada sob as novas e mais rigorosas regras antitruste para o mercado digital

Google - Josh Edelson / AFP

O Google, da Alphabet, está enfrentando a primeira investigação no Reino Unido sob as novas e mais rigorosas regras antitruste para o mercado digital, devido a preocupações de que esteja distorcendo o mercado de serviços de busca e publicidade on-line.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) decidirá se a gigante de tecnologia dos Estados Unidos deve ser designada com o chamado status de mercado estratégico no setor de busca e publicidade on-line. As novas regras, que entraram em vigor este mês, conferem à CMA mais poderes para exigir informações de empresas, aplicar multas pesadas e impor medidas para estimular a concorrência.

 

“A CMA avaliará como a concorrência está funcionando e se a Google está usando sua posição para impedir a inovação por parte de outros,” afirmou a autoridade em um comunicado.

A investigação antitruste é uma das várias de destaque enquanto reguladores globais buscam lidar com o domínio de algumas poucas empresas de tecnologia extremamente poderosas. O anúncio ocorre enquanto o Google enfrenta uma ordem nos EUA para vender seu navegador Chrome e lida com um segundo governo Trump.

“O Google Search ajuda milhões de empresas do Reino Unido a crescer, alcançando clientes de maneiras inovadoras,” disse um porta-voz da Google.

A CMA reconheceu que a busca é vital para o crescimento econômico, e o Google continuará “engajando-se de forma construtiva com a CMA para garantir que as novas regras beneficiem todos os tipos de sites.”

Sob o regime de competição no mercado digital, o regulador pode impor requisitos de conduta ao Google, como obrigá-lo a tornar os dados que coleta disponíveis para outras empresas ou a dar aos editores mais controle sobre como seus dados são usados, informou a CMA.

A investigação, que deve durar nove meses, avaliará “a posição do Google nos serviços de busca e publicidade em busca e como isso impacta consumidores e empresas, incluindo anunciantes, editores de notícias e motores de busca rivais.”

O Google é responsável por mais de 90% de todas as consultas de busca on-line no Reino Unido, segundo a CMA.

O foco da investigação será determinar se o Google está moldando o desenvolvimento de novos serviços de inteligência artificial, incluindo “mecanismos de resposta,” de maneiras anticompetitivas e se a gigante de busca está usando sua posição de mercado para priorizar seus próprios serviços, como compras e viagens.