séries

Veja quanto os atores de Friends ganham por ano duas décadas após o final da série

Jennifer Aniston, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow, Courteney Cox e David Schwimmer recebem oito dígitos por seu trabalho na sitcom

Elenco de Friends - Divulgação/HBO Max

Para muitas pessoas, os acontecimentos da vida cotidiana podem ser facilmente traduzidos em uma cena de Friends.

E o programa que foi ao ar entre 1994 e 2004 deixou uma marca indelével no público, a tal ponto que hoje ainda reproduzem alguns de seus 236 episódios, usam seus memes nas redes sociais ou compram uma caneca roxa.

Mas, assim como continua presente na memória – e no cotidiano – dos fãs, também continua atual no bolso de seus protagonistas.

Embora a série tenha terminado há quase 21 anos, os atores ainda recebem uma quantia milionária em dinheiro pela sua participação.

A sitcom criada por Marta Kauffman e David Crane mudou para sempre a vida de seus seis protagonistas, Jennifer Aniston, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Courteney Cox e David Schwimmer.

Toda a popularidade que adquiriram traduziu-se numa máquina de fazer dinheiro e hoje, mais de três décadas após o seu lançamento, os seus atores ainda ganham dinheiro por isso.

Segundo relatos, eles recebem um pagamento de oito dígitos para interpretar Rachel Green, Joey Tribbiani, Phoebe Buffay, Ross Geller e Monica Geller, respectivamente.

Conforme revelado pelo USA Today , graças às receitas de distribuição, Friends gera um bilhão de dólares por ano para a Warner Bros.

Dois por cento dessa soma corresponde aos seus protagonistas, portanto, como a mídia especificou em 2015, Aniston, LeBlanc, Kudrow, Cox e Schwimmer cada um recebeu US$ 20 milhões por ano.

Por sua vez, em 2023, a Fox Business informou que este número aumentou em 2018, depois de a Netflix ter adquirido os direitos – por entre 80 e 100 milhões de dólares, segundo o site Marketplace – das transmissões da série.

Da mesma forma, como se viu, no final da sitcom os atores recebiam salários de um milhão de dólares por episódio.

Em sua autobiografia Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, Matthew Perry revelou que ganhava um milhão de dólares por semana:

“Parecia muito para nós, então pedimos que o valor fosse menor. Fomos estúpidos por querer receber menos, mas finalmente conseguimos aproveitar tudo isso graças à gentileza de David Schwimmer e às suas habilidades empresariais. David, devo a você cerca de 30 milhões de dólares.”

O ator que interpretou Chandler Bing morreu em 28 de outubro de 2023, aos 54 anos.

Ele foi encontrado morto na jacuzzi de sua casa em Los Angeles e após a autópsia foi confirmado que sua morte foi causada pelos efeitos da cetamina.

Embora não esteja totalmente claro quem receberia hoje seus ganhos de Friends, conforme publicado na época por meios de comunicação como People e PageSix, Perry nomeou sua amiga Lisa Ferguson e o produtor Robin Ruzan como executores de seu patrimônio.

Por sua vez, em seu testamento, o ator nomeou seu pai, John Perry, sua mãe, Suzanne Morrison, sua meia-irmã, Caitlin Morrison, e sua ex-namorada, Rachel Dunn, como beneficiários de sua herança.