Delegado e ex-advogado pernambucano é morto em São Paulo, enquanto andava na rua
Investigações apontam que suspeito teria fugido para a comunidade do Paraisópolis
O delegado pernambucano e ex-advogado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto a tiros, enquanto trafegava na rua Antônio das Chagas, no bairro de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.
Ele havia acabado de assumir o comando da delegacia do 11º Distrito Policial (DP). O crime aconteceu na manhã dessa terça-feira (14).
Imagens de uma câmera de monitoramento mostram que um motociclista estaciona, próximo a um local de obra, por volta das 11h25, e anuncia o assalto. Tudo durou menos de um minuto.
Foram roubados a arma e um celular do pernambucano. A polícia trata o crime como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
O suspeito teria fugido para a comunidade do Paraisópolis.
Nascido em Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco, o agente policial deixa a noiva. Ele não tinha filhos.
Segundo a advogada criminalista Jéssica Rocha, que conheceu ele, o município inteiro lamenta a partida trágica de Josenildo.
“É uma perda muito grande para toda a cidade. Eu acabei de sair da casa da família dele. Todos estão muitos consternados com a perda de Júnior”, comentou, em entrevista à Folha de Pernambuco.
Segurança Pública lamenta
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) lamentou a morte de Josenildo Belarmino de Moura Júnior.
A pasta informou ainda que “o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) presta apoio à 6ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) nas buscas pelo homem que matou a vítima”.
“As diligências ocorrem na região de Paraisópolis e contam com o auxílio do Serviço Aerotático (SAT). Demais detalhes serão preservados para garantir a efetividade dos trabalhos”, finaliza o pronunciamento.
Homenagens e despedida
O policial receberá uma homenagem, na Academia de Polícia, no Butantã, em São Paulo, até às 11h desta quarta-feira (15). O velório será realizado na quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Chã Grande, a partir das 8h.
Chã Grande de luto
Nas redes sociais, a Prefeitura de Chã Grande manifesta profundo pesar pela morte do delegado e decreta luto oficial de três dias.
“Neste momento de dor, o prefeito de Chã Grande, Sandro Corrêa dos Santos, em nome de toda administração municipal, expressa suas condolências aos familiares e amigos de Josenildo Belarmino de Moura Júnior, ao mesmo tempo em que decreta o luto oficial no município por três dias”, reforça a gestão municipal.
OAB Gravatá se pronuncia
Josenildo também foi ex-advogado vinculado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Gravatá, no Agreste Central de Pernambuco.
Em nota, o órgão disse que ele foi “um exemplo de ética, dedicação e compromisso com a justiça”.
“Em sua memória, declaramos luto oficial de dois dias e externamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas. Que sua trajetória inspire a todos nós e que sua partida precoce não seja em vão”, declarou a OAB Gravatá, nas redes sociais.