INCÊNDIOS EM LOS ANGELES

Pó rosa: veja o que é composto usado nos incêndios de Los Angeles e como ele age

Substância serve como retardante do fogo e pode ser vista espalhado por todo o local

O pó rosa é amplamente usado para apagar incêndios no mundo - David Swanson/AFP

Equipes de resgate chegam ao seu oitavo dia de combate às chamas que afetam Los Angeles, na Califórnia. Para isso, aviões tanques tem lançado uma espécie de pó vermelho e rosa vibrante nos subúrbios, segundo a rede televisiva inglesa BBC.

A substância chamativa é um retardante de fogo amplamente utilizado. Vê-lo espalhado se tornou uma cena comum na região, onde calçadas, telhados e carros são cobertos pelo composto. Segundo o periódico, milhares de galões da substância foram despejados na última semana para conter o avanço das chamas.

'Retardante' para fogo
O retardante de chamas é um produto chamado Phos-Chek, comercializado por uma empresa chamada Perimeter. O composto é usado no combate a incêndios nos Estados Unidos desde 1963, sendo o principal retardante de fogo de longo prazo utilizado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia. Conforme um relatório da Associated Press de 2022, ele também é o retardante mais amplamente empregado ao nível global.

Embora a composição exata do Phos-Chek não seja divulgada publicamente, a fabricante já informou que sua fórmula contém 80% de água, 14% de sais semelhantes aos de fertilizantes e 6% de agentes corantes e inibidores de corrosão.

Substância é vista por toda Los Angeles | Foto: Valerie Macon/AFP

A coloração característica do produto serve como uma "ajuda visual" para pilotos e bombeiros durante sua aplicação. Após alguns dias de exposição ao sol, o tom vibrante desbota, adquirindo cores mais discretas, semelhantes às do solo.

O retardante é geralmente pulverizado sobre a vegetação e o solo em áreas vulneráveis, criando uma barreira que impede a propagação das chamas. Segundo o Serviço Florestal dos EUA, os retardantes atuam reduzindo a velocidade do fogo, resfriando e cobrindo materiais inflamáveis, diminuindo o oxigênio disponível e alterando o comportamento dos materiais combustíveis devido aos sais inorgânicos presentes na fórmula.