Uma casa excessivamente limpa pode ser prejudicial à saúde? Cientistas explicam
Existem bactérias e sujeiras que devem ser eliminadas, mas não exagere
Embora as casas devam ser mantidas limpas, não apenas por estética, mas também por higiene, há limites, mesmo quando se trata de limpeza.
É o que afirmam especialistas, pois ser extremamente rigoroso com a limpeza e levá-la ao extremo também pode ser prejudicial. Tanto a pele quanto os órgãos internos contêm bactérias benéficas para o funcionamento do corpo, pois ativam o sistema imunológico, que se comunica diretamente com o cérebro.
De acordo com um estudo recente publicado na revista Nature Reviews Microbiology, o microbioma humano é influenciado pelo ambiente em que vive. Isso significa que ele é formado por tudo o que está no lar, como pessoas, animais, alimentos, solo, ar, água, entre outros, e, por sua vez, está relacionado aos microrganismos do corpo.
Por que a limpeza excessiva é prejudicial?
Alguns microrganismos são familiares ao microbioma humano, de modo que o sistema imunológico não reage negativamente a eles, como, por exemplo, produzindo alergias
Quando em uma casa não há microrganismos ou bactérias, isso não significa que seja o lugar mais saudável para viver. Na verdade, o organismo estará exposto a microrganismos externos que podem afetar o sistema imunológico, pois este não aprenderá a reagir a substâncias inofensivas. Assim, a limpeza excessiva pode desregular as defesas do corpo.
O uso constante e exagerado de produtos antimicrobianos também pode ter efeitos negativos. Eles podem desequilibrar o microbioma humano, e os microrganismos podem desenvolver resistência a essas substâncias.
Embora seja importante ser higiênico e manter todos os cantos da casa limpos para evitar a proliferação de bactérias perigosas à saúde, ser muito rigoroso com a limpeza também pode ser prejudicial, pois o microbioma humano precisa aprender a se regular ao ser exposto a diferentes substâncias do ambiente.
Segundo o portal Vitonica, há cada vez mais bactérias no ambiente. Por isso, não é necessário realizar uma limpeza exaustiva no lar para evitar que esses microrganismos causem reações negativas ao organismo ou problemas de saúde.
Inclusive, ser muito meticuloso com a limpeza pode fazer com que uma pessoa que antes não era alérgica a uma substância inofensiva desenvolva um sistema imunológico enfraquecido e incapaz de reagir de forma eficaz a ela.
Em caso de qualquer dificuldade de saúde, lembre-se de que o adequado é procurar um médico para identificar o que pode estar prejudicando você. Não se automedique.