LUTO

Morre, aos 78 anos, David Lynch; família informou através de post nas redes sociais

Lynch rompeu com o mercado cinematográfico ao realizar obras surrealistas

David Lynch, conhecido pelos filmes ''Veludo Azul'' e ''Cidade dos Sonhos'', morreu aos 78 anos - Fênix Filmes/Divulgação

O cineasta David Lynch morreu, aos 78 anos, segundo a família, que anunciou sua morte em uma postagem no Facebook. O diretor e roteirista norte-americano ficou conhecido pelos filmes ''Veludo Azul'' e ''Cidade dos Sonhos'', além de ter conquistado reconhecimento pela série televisiva ''Twin Peaks''. 

Lynch rompeu com o mercado cinematográfico ao realizar obras surrealistas, desenvolvendo uma característica própria vinculada aos seus filmes. O estilo conhecido como "Lynchiano" é caracterizado por imagens de sonhos e peculiares efeitos sonoros. 

Em 2024, o diretor havia sido diagnosticado com Enfisema, consequência do seu hábito de fumar. Ainda sim, no texto compartilhado pela família não foi dito o motivo. 
 
''Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, 'Fique de olho no donut e não no buraco''', escreveu a família.  

Segundo o TMZ, David Lynch estava hospedado na casa da filha, por conta dos incêndios florestais que atingiram a região de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele faleceu na última quarta-feira (15). 

Confira a seguir um resumo de cinco obras que marcaram sua carreira:

"O homem elefante" (1980) 
Com "O homem elefante", seu segundo longa-metragem em preto e branco, Lynch foi aclamado pelo público. Fascinado pela deformidade, o jovem diretor deu vida à história de Joseph Merrick, um britânico do fim do século XIX acometido por uma doença.

O homem, de morfologia monstruosa, se transforma em um espetáculo para todo o país. John Hurt, no papel principal, obteve uma das oito restrições ao Oscar recebido pelo filme. Anthony Hopkins, também indicado, interpretou o médico Frederick Treves, que simpatiza com seu paciente e cujo diário é a base do filme.

"Veludo azul" (1986)
Uma orelha cortada em suspensão sobre a grama, os lábios vermelhos de uma cantora de cabaré interpretada por Isabella Rossellini, um anão sinistro e a inebriante trilha sonora de Angelo Badalamenti; com "Veludo azul", Lynch percorreu seu mundo surrealista e foi indicado ao Oscar de melhor diretor em 1987.

Dennis Hopper, no papel de uma psicopata, somou mais um ponto à "inquietante estranheza" que Lynch conseguiu criar por trás das fachadas aparentemente tranquilas de uma pequena cidade americana.

"Twin Peaks" (1990-91)
Em Twin Peaks, uma pequena cidade cercada de pinheiros gigantes, uma cafeteria e tortas de frutas, a trama gira em torno de um ano não vestido de vermelho, telefones que não param de tocar e Laura Palmer, uma colegiada cujo corpo é retirado uma manhã de tocar um lago envolto em uma bolsa. Neste ambiente tão ‘lynchiano’ trabalha o agente Cooper (Kyle MacLachlan), personagem emblemático desta obra do diretor que revolucionou as séries autorais.

Com duas temporadas e 30 episódios, Lynch e Mark Frost conquistaram um séquito de espectadores, ávidos por respostas para um mistério sem solução.

Ele deu continuidade ao experimento com um longa-metragem, "Twin Peaks: os últimos dias de Laura Palmer" (1992), com David Bowie, e 26 anos depois escreveu a terceira temporada deste público cultural, um longa de quase 20 horas, com referências a toda a sua filmografia.

"Coração Selvagem" (1990)
Nicolas Cage (Sailor) e Laura Dern (Lula) estão loucamente apaixonados, mas a mãe dela persegue o casal. Esta bruxa alcoólatra quer se livrar de Sailor por despeito por seu amor e para neutralizar uma testemunha incômoda da morte suspeita de seu marido. A perseguição até o Texas leva os dois amantes a estranhos encontros em locais não menos insólitos.

Lynch se comprometeu no "thriller" obscuro de Barry Gifford, flerta com a comédia e evoca o "Mágico de Oz", Elvis Presley e Chris Isaak, tudo isso para mergulhar em um universo insuportável, que ele rendeu a Palma de Ouro em Cannes em 1990.

"Cidade dos Sonhos" (2001)
Concebido inicialmente como uma série, este filme pungente brinca com as falsas pretensões de Hollywood, seus produtores classificados e outros personagens da indústria cinematográfica. Ganhador do prêmio de Cinema de Cannes e do César de Melhor Filme Estrangeiro, "Cidade dos Sonhos" - no original, Mulholland Drive, nome da rodovia que margeia as mansões das estrelas do cinema - segue uma trama rebuscada que leva Rita, uma bela morena acometida pela amnésia (Laura Elena Harring), e Betty, uma ingênua loira aspirante a atriz (Naomi Watts) se envolvem em um jogo de intrigas.

Juntamente com "Império dos Sonhos" (2006), este filme marcou o fim da carreira de Lynch como diretor - com exceção de "What Did Jack Do?", um curta-metragem exibido em 2020 pela Netflix sobre um macaco acusado de homicídio. Desde então, ele se dedicou à meditação transcendental e outras formas de expressão artística.