Carnaval 2025: Cabo oferece atendimento às mulheres vítimas de violência no período carnavalesco
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho estará disponibilizando, nas unidades de urgência e emergência, um atendimento direcionado às mulheres vítimas de violência sexual durante o período de Carnaval.
De acordo com a pasta, será disponibilizado um kit de medicamentos que auxilia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e na gravidez indesejada.
A Secretaria informou que o serviço será oferecido durante o mês de março, nas unidades de saúde Hospital Mendo Sampaio, SPA Gaibu, Jamaci de Medeiros e na Maternidade Geral Leite Bastos.
Ainda segundo a Secretaria, após serem medicadas, as vítimas serão encaminhadas para uma unidade de referência: serviço estadual de apoio à mulher vítima de violência Wilma Lessa, situado no Hospital Agamenon Magalhães, e ao Hospital da Mulher, para dar continuidade ao tratamento pós-exposição.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva, afirmou que os casos de estupro aumentam, em média, 30% durante o Carnaval, e reforçou que "o cuidado nas primeiras 12 horas após o ato pode evitar em até 90% a gravidez indesejada”.