Forças de segurança de PE e da PB se reúnem para montar nova operação de combate à criminalidade
Em maio do ano passado, ação na divisa entre os dois estados resultou na prisão de 35 pessoas
Órgãos de segurança pública de Pernambuco e da Paraíba se reuniram esta semana para traçar estratégias para a segunda edição da Operação Divisa Integrada. O encontro foi realizado na sede do Centro Integrado de Comando e Controle, em Campina Grande, no Agreste paraibano.
A primeira fase da Divisa Integrada, deflagrada em maio do ano passado, resultou na prisão de 35 pessoas. Quase 700 agentes de segurança trabalharam na megaoperação, efetuando ainda diversos mandados de busca e apreensão
"Demos mais um importante passo para a integração entre os estados de Pernambuco e da Paraíba, de modo a alinhar ações e estratégias a serem desenvolvidas, inclusive com a definição de datas", pontuou o diretor da Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1) da Polícia Civil, delegado Bruno Vital. Essas datas ainda não foram informadas.
O delegado também explicou que a operação é considerada essencial para o combate a grupos criminosos e a alguns tipos específicos de crimes que vêm ocorrendo na região. "Os criminosos não respeitam divisas. As Forças de Segurança, por sua vez, devem estar preparadas para atuar nelas", completou.
"Ano passado realizamos uma operação exitosa e, mais uma vez, nos unimos num objetivo comum, de estabilizar os índices de criminalidade daquela região, por meio de ações como o cumprimento de mandados de prisão, de buscas e apreensão", considerou o diretor da Dinter 1 da Polícia Militar, responsável por unidades da Zona da Mata e Agreste, o coronel Adriel Serafim.
Estiveram presentes no encontro diretores Integrados de Interior I e II das operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e seus correlatos da Paraíba, além de comandantes das Organizações Militares Estaduais (OMEs) e delegados seccionais, bem como das agências de inteligência.
Também participou da reunião o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Lamark Donato, e gestores e comandantes das seguintes áreas integradas de segurança de Pernambuco: AIS 11 (Nazaré/Goiana), 16 (Limoeiro/Surubim), 17 (Santa Cruz do Capibaribe), AIS 20 (Afogados da Ingazeira), AIS 19 (Arcoverde) e AIS 21 (Serra Talhada).