Tecnologia

CEO do TikTok agradece a Trump por buscar solução para o futuro do aplicativo chinês nos EUA

Executivo disse ser grato pelo apoio do presidente americano, que utilizou a plataforma para "compartilhar suas ideias e gerar interações"

CEO da TikTok, Shou Zi Chew - Olivier Douliery/AFP

O CEO do TikTok, Shou Chew, agradeceu ao presidente eleito Donald Trump por "buscar uma solução" para que o aplicativo chinês permaneça disponível no país.

A Suprema Corte dos EUA decidiu nesta sexta-feira que a plataforma deverá ser vendida ou então será banido do país a partir de domingo, mas Trump já afirmou que tomará uma decisão a respeito do tema após o veredito da Corte.

Em vídeo publicado pelo executivo no perfil oficial da marca na plataforma, o CEO do TikTok diz estar "lutando para proteger o direito constitucional à liberdade de expressão" dos mais de 170 milhões de americanos que utilizam a plataforma.

— Em nome de todos no TikTok e de todos os nossos usuários em todo o país, quero agradecer ao presidente Trump por seu compromisso em trabalhar conosco para encontrar uma solução que mantenha o TikTok disponível nos Estados Unidos. Esta é uma posição firme em defesa da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária — afirmou.

Chew afirmou ainda estar grato por ter o apoio de Trump como um usuário que usou o Tikok para "expressar seus próprios pensamentos e perspectivas" para conectar-com o mundo e gerar milhares de interações na plataforma.

Veja na íntegra o discurso do executivo:

"Como vocês sabem, temos lutado para proteger o direito constitucional à liberdade de expressão para os mais de 170 milhões de americanos que usam nossa plataforma todos os dias para se conectar, criar, descobrir e alcançar seus sonhos.

Em nome de todos no TikTok e de todos os nossos usuários em todo o país, quero agradecer ao presidente Trump por seu compromisso em trabalhar conosco para encontrar uma solução que mantenha o TikTok disponível nos Estados Unidos. Esta é uma posição firme em defesa da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária.

Como dissemos, o TikTok é um lugar onde as pessoas podem criar comunidades, descobrir novos interesses e se expressar, incluindo mais de 7 milhões de empresas americanas que ganham a vida e conquistam novos clientes usando nossa plataforma.

Estamos gratos e felizes por ter o apoio de um presidente que realmente compreende nossa plataforma, alguém que usou o TikTok para expressar seus próprios pensamentos e perspectivas, conectando-se com o mundo e gerando mais de 60 mil interações com seu conteúdo no processo.

A todos os usuários americanos, obrigado por fazer da nossa comunidade TikTok um espaço tão rico e vibrante, por nos surpreender e encantar todos os dias.

Fiquem tranquilos, faremos tudo ao nosso alcance para garantir que nossa plataforma continue prosperando como seu lar online para criatividade e descobertas ilimitadas, além de uma fonte de inspiração e alegria por muitos anos. Obrigado, ainda há mais por vir."

Aproximação com Trump
Chew, foi convidado para a posse de Donald Trump na segunda-feira. Ele deve se sentar em uma posição de honra no palco, onde ex-presidentes, familiares e outros convidados importantes tradicionalmente são acomodados, segundo fontes citadas pelo jornal americano The New York Times.

Vida depois do TikTok
"Qual plataforma poderia preencher essa lacuna em potencial?" é uma pergunta que o setor está fazendo; os paralelos mais óbvios são os Shorts do YouTube e os Reels do Instagram.

Ambas as funções têm como modelo o TikTok, mas nenhuma delas desfrutou de popularidade.

"Uma coisa é medir a base de usuários ou os usuários ativos semanais dessas plataformas“, diz Tatiana Cirisano, analista da indústria musical da MIDIA Research. Segundo ela, esses números estão no mesmo nível dos do TikTok. Outra é o “peso cultural” e, nesse sentido, “eles não tiveram o mesmo impacto ”.

Jahan Karimaghayi, cofundador da empresa de marketing Benchmob, recomendou aos clientes que recorressem ao Instagram, embora esse aplicativo seja “mais uma galeria de arte, que tem a ver com a exibição de conteúdo para seus seguidores”, ao contrário do Tiktok, que “ é quase como se você estivesse criando conteúdo para pessoas que não o segue”, diz ele.

Sarah Flanagan, especialista em marketing de influência no setor musical, diz que no TikTok “a descoberta vem de um ponto de vista viral do som” em vez da imagem.

“É por isso que o Tiktok tem funcionado tão bem para a música. É uma vantagem que o YouTube poderia ter", de acordo com Karimaghayi.

Os americanos já estão experimentando novas alternativas, como o popular aplicativo de vídeos virais chinês RedNote, que já liderou os downloads da Apple.