metapneumovírus

Pernambuco confirma primeiros casos de metapneumovírus em 2025; vírus foi identificado em crianças

Vírus respiratório comum, na maioria dos casos, apresenta sintomas leves, podendo eventualmente evoluir para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)

Pernambuco confirma primeiros casos de metapneumovírus em 2025 - SES-PE/Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (17), o registro dos primeiros casos de metapneumovírus (HMPV) do Estado em 2025. 

De acordo com a pasta, as amostras positivas para a doença pertencem a duas crianças do sexo feminino de 1 ano e 7 meses e a outra de 3 anos e onze meses, residentes dos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, respectivamente.

As pacientes apresentaram sintomas como febre, tosse, desconforto respiratório e diarreia. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e as crianças receberam alta. 

A secretaria informou que não existem vacinas voltadas para prevenção do HMPV, mas a atualização da carteira vacinal para os que têm indicação com vacinas contra Gripe e Covid-19 evita quadros de cocirculação.

Ainda segundo a SES-PE, o HMPV é um vírus respiratório, circulante em vários países, que pertence à mesma família do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e na maioria dos casos apresenta sintomas leves como tosse, febre e congestão nasal, podendo eventualmente evoluir para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), principalmente em grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas.

A pasta informou, ainda, que Pernambuco já havia registrado casos positivos do metapneumovírus em anos anteriores, sendo mais intensos em 2016, com 15 casos, e em 2022, com 27 casos.