Temporada de cruzeiros

Navio Seven Seas Mariner atraca no Porto do Recife, neste domingo (19), com 568 passageiros

A temporada de cruzeiros no Estado tem gerado impactos econômicos e culturais positivos, com mais de 30 mil visitantes esperados até abril de 2025.

Navio Seven Seas Mariner atraca no Porto do Recife
Navio Seven Seas Mariner atraca no Porto do Recife - Arthur de Souza/Divulgação

Em meio a temporada de cruzeiros, Pernambuco recebeu, neste domingo (19), 568 passageiros do navio americano Seven Seas Mariner, com orquestra, apresentações de frevo e drinks tropicais, no terminal marítimo do Recife. A temporada de cruzeiros no Estado tem gerado impactos econômicos e culturais positivos, com mais de 30 mil visitantes esperados até abril de 2025. 

O Seven Seas Mariner é o sétimo cruzeiro a fazer escala no Porto do Recife nesta temporada, que teve início em 31 de outubro de 2024, com a chegada do navio Viking Jupiter, e contará com mais 14 escalas até abril deste ano. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Saindo de Miami, na Flórida,o Seven Seas Mariner fez escalas em Roseau, na Dominica; em Bridgetown, em Barbados; na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa; e Belém-PA antes de chegar à capital pernambucana. Com 464 tripulantes a bordo, a embarcação deixa o Recife às 19h, seguindo viagem para Maceió-AL nesta segunda-feira (20); Salvador-BA, na terça-feira (21); e Búzios-RJ, na quinta-feira (23), finalizando a rota na capital fluminense, no dia 25 de janeiro.

A recepção foi organizada pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Porto do Recife, a Loja de Bebidas de Pernambuco, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e outras entidades. A segurança no local foi reforçada com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, que instalou uma delegacia móvel no terminal.

“A ação é um sucesso porque muitas mãos têm se esforçado para que ela aconteça. Os números refletem o impacto positivo da apresentação da nossa cultura e hospitalidade. Investir nesse turismo gera mais emprego, renda para a população, e divisas para Pernambuco”, destacou Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

A Prefeitura do Recife também contribuiu com suporte logístico e de segurança através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, Gabinete do Recentro, Guarda Municipal e CTTU. Roteiros turísticos foram oferecidos para locais emblemáticos, como o Centro Histórico do Recife, Olinda e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

Movimentação
Sobre a temporada de cruzeiros no Estado, pesquisas do Observatório do Turismo de Pernambuco aponta que o índice de satisfação dos visitantes aumentou significativamente nesta temporada, com o Net Promoter Score (NPS) subindo de -27,19% para 78,26%, alcançando a “Zona de Excelência”. 

Segundo a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), cada turista de cruzeiro deixa, em média, R$ 668 nos destinos visitados. Além disso, quase 80% dos turistas que desembarcaram em dias com receptivo especial manifestaram interesse em retornar a Pernambuco, superando os 49% registrados na temporada anterior. 

O Porto do Recife avalia positivamente a temporada de cruzeiros 2024/2025, que se destaca como um destino estratégico para o turismo marítimo. 

"Os resultados alcançados até agora refletem o compromisso e o esforço coletivo de todos no Porto do Recife e dos demais envolvidos nessa temporada, consolidando nosso papel estratégico para o turismo e desenvolvimento econômico de Pernambuco", destacou Delmiro Gouveia, Presidente do Porto do Recife.

Entre outubro e janeiro, seis navios vindos da Europa atracaram no porto, trazendo 11.457 cruzeiristas de diferentes nacionalidades, como italianos, franceses, portugueses, alemães e asiáticos. No período, o fluxo de passageiros inclui 10.289 em trânsito, 663 embarques e 505 desembarques

"O Porto do Recife segue trabalhando para oferecer infraestrutura de qualidade e experiências positivas aos turistas, reafirmando sua posição como peça fundamental no desenvolvimento do turismo marítimo em Pernambuco", disse Delmiro Gouveia.