Senado dos EUA confirma por unanimidade Marco Rubio como secretário de Estado
Rubio, de 53 anos, é o primeiro hispânico e o primeiro funcionário à frente desta pasta falante de espanhol fluente
O Senado americano aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (20), como secretário de Estado Marco Rubio, pondo o senador republicano pela Flórida na linha de frente da política externa de Donald Trump.
Rubio, de 53 anos, é o primeiro hispânico e o primeiro funcionário à frente desta pasta falante de espanhol fluente, e será o sucessor de Antony Blinken.
"Estamos satisfeitos por ter trabalhado de forma bipartidária para assegurar que um dos nossos, o senador Marco Rubio, possa se posicionar para tomar assumir o leme do Departamento de Estado", disseram, em um comunicado conjunto, pouco antes da votação em plenário, o republicano Jim Risch, presidente da Comissão de Assuntos Exteriores, e a democrata Jeanne Shaheen.
Marco Rubio terá a missão imediata de executar a diplomacia de Trump, que em seu discurso de posse, na segunda-feira, renovou as ameaças de assumir o controle sobre o canal do Panamá, ao mesmo tempo em que prometeu ser um "pacificador".
Em sua audiência de confirmação no Senado, na semana passada, Rubio disse que a China era "o adversário mais poderoso e o mais perigoso" que os Estados Unidos já enfrentaram,
Ele também disse que queria implantar o lema de Trump, "os Estados Unidos em primeiro lugar", na contramão do paradigma central na diplomacia do governo de Joe Biden, que dava prioridade a uma ordem mundial fundamentado em normas internacionais.
Rubio, nascido em Miami em uma família de imigrantes cubanos da classe operária, é conhecido por sua posição de linha-dura frente à China e perante países de viés autoritário na América Latina.
O influente senador, acostumado a aparições televisivas, era considerado uma estrela em ascensão em seu partido e disputou com Trump a indicação do partido nas primárias às eleições de 2016.