Xi e Putin mostram bom entendimento um dia após posse de Trump
Moscou e Pequim se aproximaram consideravelmente nos últimos anos, posicionando-se como um bloco contra a hegemonia dos EUA
Xi Jinping e Vladimir Putin demonstraram seu entendimento mútuo em uma chamada de vídeo nesta terça-feira (21), um dia após a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Nas imagens da videoconferência, divulgadas pela Presidência russa, os dois líderes são mostrados sorrindo e elogiando a parceria estratégica bilateral, que tem como objetivo ser um contrapeso ao seu rival americano.
“Nossas relações são baseadas em amizade, confiança e apoio mútuos, igualdade e benefícios compartilhados, e não dependem da situação global”, disse o líder do Kremlin, acrescentando que a cooperação russo-chinesa "desempenha um papel estabilizador nos assuntos mundiais".
Por sua vez, de acordo com a televisão estatal chinesa CCTV, Xi expressou seu desejo de elevar as relações entre seus países a “novos patamares”.
“A estabilidade e a resiliência das relações entre a China e a Rússia ajudarão a lidar com as incertezas do ambiente externo, impulsionarão o desenvolvimento para a revitalização de ambos os países e defenderão a imparcialidade e a justiça internacionais”, disse Xi.
Xi também observou que Pequim e Moscou “devem aprofundar ainda mais sua coordenação estratégica, apoiar firmemente um ao outro e proteger os interesses legítimos de ambos os países”.
Moscou e Pequim se aproximaram consideravelmente nos últimos anos, posicionando-se como um bloco contra a hegemonia dos EUA.
Embora a China não apoie oficialmente a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, ela ajuda Moscou a lidar com as sanções ocidentais e até mesmo a contorná-las.