CARNAVAL 2025

Spok, Silvério e Marron Brasileiro: Bairro do Recife tem fim de semana de Frevo no Paço do Frevo

Atrações integram programação do equipamento cultural, que também promove aula com a passista Patrícia Fernandes

Spok, Marron Brasileiro e Silvério são atrações do fim de semana no Paço do Frevo - Reprodução/Instagram e Facebook (Spok e Marron); Paullo Almeida/Folha de Pernambuco (Silvério Pessoa)

A saudade que todos os anos traz um povo inteiro pelo braço, está prestes a ser sanada. O Carnaval de Pernambuco dá sinais claros de que está para chegar mas, enquanto os dias de Momo oficialmente não vêm...

O Paço do Frevo - equipamento cultural que salvaguarda o ritmo Patrinônio da Humanidade - aciona Spok, Silvério Pessoa e Marron Brasileiro para comandar o fim de semana de "eu quero é Freeeevo" no Bairro do Recife.

Desta sexta-feira (24) até domingo (26), a programação, gratuita, aquece os passos do folião com shows e também com vivências em dança com passista do museu.

 

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (24), a partr das 15h, a passista Patrícia Fernandes ministra aulas para o público em geral, sme necessidade de inscrição e para todas as idades.

As aulas integram o "Extramuros do Paço", projeto do Paço que leva para fora do espaço aulas de Frevo, comumente ministradas dentro do museu.

No sábado (25), o Maestro Spok comanda mais uma edição da "Roda de Frevo". Projeto, que reúne músicos e arranjadores em celebração a mestres do Frevo, é realizado em parceria com a Empetur e tem início às 16h.

A ideia é estiimular a criação de novas composições do ritmo. Inclusive, no repertório, além de clássicos, canções inéditas também integram o setlist.

Silvério Pessoa vem logo a seguir de Spok com o projeto "Frevo de Mesa". Com inspiração nas rodas de samba, o show, marcado para as 18h30, mescla o Frevo com o Samba, o Reggae e o Brega, entre outros ritmos.

Coco, Ciranda e Maracatu taambém entram no "esquema" do projeto, que tem assinatura na direção musical de Renato Bandeira, violonista e guitarrista.

Novos Patrimônios Vivos
E no domingo (26), a partir das 17h em palco montado em frente ao Paço, acontece a diplomação dos novos Patrimônios Vivos de Recife.

Promovida pela Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, receberão a honraria a marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, a yalorixá Laurinete Moraes (Mãe Nete) e a Tribo Indígena Tapirapé,

O Balé da Cultura Negra do Recife (Bacnaré) também será diplomado, na terceira edição do concurso que concede aos que recebem o registro, bolsas de incentivo em caráter vitalício, além do reconhecimento, valorização e transmissão de conhecimentos, técnicas e fazeres culturais das agremiações e indivíduos diplomados.

Marron Brasileiro, um dos homenageados deste ano do Carnaval de Recife, será a atração do palco após a cerimônia de diplomação. 

Em formato de ensaio aberto, Marron apresenta composições autorais, a exemplo de "Galera do Brasil" e "É Tanto Amor", além de clássicos de outros nomes da música. 

"Aqui e Vibe é Outra", novidade no repertório de Marron, também será apresentada ao público.

Serviço
Programação de fim de semana do Paço do Frevo

Sexta-feira, 24
Projeto Extramuros: aula de Frevo com Patrícia Fernandes
Às 15h, 15h40, 16h20 e 17h
Em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito (sem necessidade de inscrição prévia)

Sábado, 25
Projeto "Roda de Frevo", com Maestro Spok e Convidados

Às 16h
Em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito

Projeto "Frevo de Mesa", com Silvério Pessoa e convidados
Às 18h30
Em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito

Domingo, 26
Diplomação dos Novos Patrimônios Vivos de Recife
Às 17h, com show de Marron Brasileiro a seguir

Em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito

Paço do Frevo
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife

Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 11h às 18h
A partir de R$ 5, com acesso gratuito às terças-feiras
Informações: @pacodofrevo