bairro de santo Antônio

Homem morre durante serviço em elevador de prédio no Centro do Recife, nesta terça (21)

Caso ocorreu no Edifício Brasília, no bairro de Santo Antônio, e deixou como vítima Antônio Apolinário dos Santos

Homem morreu ao realizar serviço no elevador do Edifício Brasília - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Um homem que realizava a manutenção de um elevador caiu durante o serviço e veio a óbito, nesta terça-feira (21). O acidente aconteceu no Edifício Brasília, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. 

O técnico foi identificado pelos familiares como Antônio Apolinário dos Santos e tinha por volta de 50 anos de idade. 

Como foi o acidente

O elevador estava no térreo, enquanto o homem fazia a manutenção no 14º andar do prédio, que tem, no total, 15 andares.

De acordo com testemunhas que estavam no local, o homem estava sozinho e se desequilibrou na porta e despencou até cair por cima do elevador. 

Pessoas que trabalham no prédio tentaram resgatar o homem, que estava trabalhando, mas não conseguiram.

O Samu Recife foi acionado por volta das 17h35 e informou que o óbito ja estava confirmado antes do atendimento.

Carlos Filipe trabalha no prédio e relatou como foi o momento em que se ouviu o barulho da queda | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco 

Carlos Filipe, que trabalha no prédio, estava no 13º andar quando aconteceu o acidente.

“Escutamos um barulho muito grande do pessoal gritando. Eu achei até que era briga e fui ver do que se tratava. O pessoal estava desesperado e informaram que houve a tentativa de ajudar o técnico que caiu [...] As pessoas informaram que ele tinha se desequilibrado e ficou pendurado se segurando na beira do elevador. O elevador estava no térreo e ele caiu por cima do elevador”, explicou o técnico de prótese dentária.

A perícia do Instituto de Criminalística (IC) demorou pouco mais de duas horas para ser finalizada. O corpo da vítima foi retirado do elevador do prédio às 19h50 e, logo depois, foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

Fatalidade 

Irmãos do técnico, Simão Apolinário e Severino Apolinário, chegaram ao edifício Brasília por volta das 20h.

Abatido com o ocorrido, Simão informou que ficou sabendo da situação por meio dos veículos de comunicação que noticiaram o fato.

"Depois, um funcionário que trabalha com ele na empresa e que faz serviço no prédio [edifício Brasília] foi na casa da esposa dele para avisar do ocorrido", disse.

Segundo o irmão, Antônio era “brincalhão e gente boa", além de ser consciente do que estava fazendo e que ele sempre utilizava equipamentos de segurança. "Foi uma fatalidade”, completou.

Antônio Apolinário dos Santos era casado e tinha um filho. O técnico tinha mais de 15 anos de experiência nos serviços de manutenção de elevadores.