Rubio promete "apoio firme" a Israel em conversa com Netanyahu
Chefe da diplomacia dos Estados Unidos também "parabenizou o primeiro-ministro pelos sucessos de Israel contra o Hamas e o Hezbollah e se comprometeu a trabalhar incansavelmente para ajudar a libertar todos os reféns em Gaza
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu nesta quarta-feira (22) um "apoio firme" a Israel durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dois dias após a posse do presidente Donald Trump.
Rubio conversou com Netanyahu para "enfatizar que manter o apoio firme dos Estados Unidos a Israel é uma prioridade máxima para o presidente Trump", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.
Ele também "parabenizou o primeiro-ministro pelos sucessos de Israel contra o Hamas e o Hezbollah e se comprometeu a trabalhar incansavelmente para ajudar a liberar todos os reféns restantes mantidos em Gaza", acrescentou.
Israel e o Hamas começaram no domingo a implementar um cessar-fogo na guerra que travavam há 15 meses, incluindo uma troca de reféns e prisioneiros.
O ex-presidente democrata Joe Biden havia pressionado durante meses por um acordo nos mesmos termos.
Trump enviou um emissário para ajudar a impulsionar um acordo antes de assumir o cargo, mas declarou que não confia na sua sustentabilidade a longo prazo.
Em um de seus primeiros atos no cargo, o republicano encerrou as sanções contra colonos israelenses extremistas na Cisjordânia, que haviam sido impostas por Biden devido a ataques contra palestinos.