Cerca de 31 mil pessoas já deixaram suas casas devido a novo incêndio ao redor de Los Angeles
Cerca de dois mil estudantes da região foram evacuados de escolas; centros prisionais com 4.700 detentos estão em alerta
O novo incêndio florestal que eclodiu ao norte de Los Angeles, nessa quarta-feira, já obrigou cerca de 31 mil pessoas a deixarem suas casas. Autoridades já emitiram milhares de ordens de evacuação na Costa Oeste dos Estados Unidos, que já enfrenta há duas semanas intensas chamas devastadoras.
"Estamos prontos para sair", disse um morador em entrevista à emissora KTLA, enquanto molhava sua casa com uma mangueira. "É assustador", comentou ele, referindo-se à intensidade das chamas.
"Estávamos passeando com meus animais por esta colina, e quando olhei para o cânion, vi um pouco de fumaça", contou o morador. "Em menos de cinco minutos, isso se transformou na maior coluna de fumaça que já vi na minha vida. Tudo ficou escuro de repente."
'Não fiquem'
Cerca de dois mil estudantes da região foram evacuados de escolas, informou Bob Brauniesen, superintendente escolar de Castaic.
Quatro centros prisionais na área, que abrigam cerca de 4.700 pessoas, também estão em alerta, segundo as autoridades.
Na tarde de quarta-feira, 476 presos de uma dessas instalações foram evacuados, conforme informou o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna. - Temos um plano preparado caso o incêndio piore - acrescentou Luna.
Diversas estradas foram fechadas devido ao avanço das chamas.
As autoridades pediram que os moradores obedeçam às ordens de evacuação e deixem a área ameaçada imediatamente.
"Se é uma ordem, evacue agora. Não espere dez minutos para ver o que vai acontecer. Nada mudará em dez minutos, queremos que vocês saiam agora. Não hesitem, não fiquem. Peguem o essencial e vão o mais rápido possível", disse Bill Miranda, prefeito da cidade vizinha de Santa Clarita.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou o envio de reforços estaduais para apoiar o combate às chamas.
Esse novo incêndio surge após semanas de devastação causada por severos incêndios florestais que destruíram comunidades inteiras ao redor de Los Angeles, tirando pelo menos 28 vidas, forçando dezenas de milhares de evacuações e reduzindo milhares de estruturas a cinzas.
Chamas sem controle
O fogo avança descontroladamente pelas colinas próximas ao Lago Castaic, a cerca de 60 quilômetros de Los Angeles, espalhando-se rapidamente por mais de 3.800 hectares, em pouco mais de oito horas.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho até a manhã de sexta-feira para a região de Los Angeles e o vizinho condado de Ventura, prevendo seca e ventos de até 100km/h, que continuarão soprando durante a quinta-feira.
- A situação continua dinâmica e segue difícil conter o fogo - afirmou Anthony Marrone, chefe do corpo de bombeiros do condado de Los Angeles.
Milhares de bombeiros estão combatendo as chamas por terra, enquanto equipes aéreas utilizam helicópteros e outras aeronaves para lançar água e retardante de forma incessante.