TURQUIA

Incêndio em hotel na Turquia deixa 78 mortos, segundo balanço definitivo

O hotel recebia cerca de 240 hóspedes, em um período de pico de ocupação devido às férias escolares

Bandeira turca hasteada a meio mastro durante o luto pelas vítimas de um incêndio que eclodiu no Grand Kartal Hotel no dia anterior, na estação de esqui Kartalkaya em Bolu, em 22 de janeiro de 2025
Bandeira turca hasteada a meio mastro durante o luto pelas vítimas de um incêndio que eclodiu no Grand Kartal Hotel no dia anterior, na estação de esqui Kartalkaya em Bolu, em 22 de janeiro de 2025 - Adem Altan/AFP

O incêndio que devastou um hotel em uma estação de esqui no centro da Turquia na terça-feira deixou 78 mortos, segundo o número final divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério da Justiça, após a conclusão da identificação das vítimas.

Um balanço anterior divulgado na quarta-feira à noite pelo Ministério Público em Bolu, capital da província onde a tragédia ocorreu, indicava 79 mortos.

Famílias inteiras morreram no incêndio no hotel Grand Kartal em Kartalkaya, que começou pouco antes das 3h30 locais, disseram as autoridades.

O hotel recebia cerca de 240 hóspedes, em um período de pico de ocupação devido às férias escolares.

Sobreviventes e especialistas disseram que o sistema de alarme de incêndio do hotel de 12 andares não funcionou.

O presidente da Câmara de Arquitetura de Ancara, Derya Basyilmaz, disse à AFP que o edifício tinha apenas uma escada de emergência e não estava "conforme às normas".

Onze pessoas, incluindo um vice-prefeito de Bolu, o chefe dos bombeiros da cidade, o proprietário do Grand Kartal, seu gerente geral e seu gerente técnico, estão presas desde terça-feira como parte da investigação das autoridades.