FÓRUM DE DAVOS

Guerras comerciais de retaliação podem ser catastróficas a crescimento global, diz líder da OMC

A palavra da vez é "calma", disse Okonjo-Iweala

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala - Pierre Albouy/AFP

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta quinta-feira (23) durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, que guerras comerciais de retaliação podem ser "catastróficas" para o crescimento global.

"Se tivermos retaliação de olho por olho, seja uma tarifa de 25% ou 60%, e voltarmos para onde estávamos na década de 1930, veremos perdas no PIB global de dois dígitos", disse.

A palavra da vez é "calma", disse Okonjo-Iweala. "Não vamos ficar super ansiosos com cada pronunciamento. Vamos esperar para ver qual política realmente será colocada em prática e não exagerar. Estamos dizendo aos nossos membros da OMC: 'não tenham reações impulsivas'", acrescentou.

O debate girou em torno das perspectivas de imposição de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e quais seriam os impactos de uma política tarifária mais agressiva para a atividade global.

"Devemos estudar as políticas tarifárias a serem implementadas, lançar um estudo do acordo e investigar este acordo. Essa é abordagem que encorajamos nossos membros na OMC a fazer", declarou Okonjo-Iweala.