Suspense até o último minuto em Olinda

Em Olinda, que tem a campanha mais quente do Estado, pesquisa registra empate técnico, nos últimos dias antes das eleições

Luciano Siqueira, do PCdoB, é vice-prefeito do Recife - Folha de Pernambuco

 A primeira pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) medindo as intenções de voto no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Olinda, aponta para um empate técnico entre os candidatos Professor Lupércio (SD) e Antônio Campos (PSB). Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Lupércio aparece com 43% das intenções de voto e Antônio Campos com 36%. Brancos e nulos somam 13% e não sabem ou não responderam 8%. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, o que significa que a votação de Lupércio poderia variar entre 38,5% a 47,5% do total de votos. Já a votação de Antônio Campos, no cenário descrito pelo estudo, varia de 31,5% a 40,5%. A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro e publicada na Folha de Pernambuco desta quinta-feira (27). Ao todo, foram aplicados 500 questionários.

Quando se levam em consideração apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, no cenário da pesquisa estimulada, Lupércio tem 54% contra 46% de Campos. Lupércio possui a preferência entre a faixa etária mais jovem, entre os 16 e 24 anos, conquistando 57% do eleitorado deste segmento contra 26% de Campos. Já entre o eleitorado de faixa etária mais elevada, 60 anos ou mais, o socialista ultrapassa seu adversário, conseguindo 40%, enquanto Lupércio aparece com 38%. Quando se segmenta através da renda familiar, Antônio Campos leva vantagem entre os que possuem têm renda acima de 5 salários mínimos, contando com 43% da intenção de votos, contra 39% de Lupércio.

Em relação ao grau de instrução, Antônio Campos lidera entre os entrevistados que estão entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental, somando 45% de intenção de votos ante 38% do candidato do Solidariedade. Entretanto, Lupércio lidera no restante dos graus de instrução presentes na pesquisa, a saber, os segmentos dos que têm até a 4ª série do ensino fundamental, e os que declararam estarem no ensino médio e superior. Dentre os segmentos pesquisados, o ensino superior é o que registrou a maior intenção de voto em branco, 27%, mesmo percentual dos que declararam intenção de voto em Antônio Campos. Entre os eleitores com ensino superior, Lupércio possui 37% das intenções de voto.

A pesquisa também perguntou qual dos candidatos teria mais chance de ganhar a eleição, independente da escolha do entrevistado. A maioria dos pesquisados, 45%, acreditam que Antônio Campos ganhará a eleição, que vem desde o primeiro turno num viés de crescimento. Ele chegou a ser avaliado em 4º lugar, no começo do pleito, e surpreendeu quando foi o favorito nas urnas no último dia 2. Agora, às vésperas das eleições, está empatado.

Em relação a Lupércio, 38% dos olindenses acham que ele sairá vitorioso. Em relação a qual deles estaria fazendo a melhor campanha no segundo turno, 39% escolheram Campos e 38% Lupércio. A maior parte, 41% dos entrevistados, acredita que Lupércio tem as melhores propostas contra 38% de campos.

Espontânea
No cenário da pesquisa espontânea, quando não são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, o percentual dos pesquisados que não responderam ou não souberam somou 15%. Ainda neste cenário, Lupércio lidera com 39% das intenções de voto enquanto Antônio Campos tem 33%. Brancos e nulos somaram 14%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-03355/2016.