Lula

Popularidade de Lula deixa de cair, mas reprovação segue alta

Pesquisa Datafolha mostra leve recuperação da avaliação positiva, ainda distante da negativa

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Ricardo Stuckert/PR

A mais recente pesquisa Datafolha mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu a tendência de queda e registrou uma leve alta. Mesmo assim, o índice de reprovação segue significativamente superior ao de aprovação: 38% consideram a gestão ruim ou péssima, enquanto 29% a avaliam como ótima ou boa.

Na comparação com o levantamento anterior, de 14 de fevereiro, houve melhora de cinco pontos percentuais na avaliação positiva — que havia sido a pior dos três mandatos de Lula, com 24%. Já a reprovação caiu três pontos, de 41% para os atuais 38%. A avaliação regular se manteve estável, em 32%.

Durante seus dois primeiros mandatos, Lula nunca havia enfrentado aprovação tão baixa. Os dados indicam que a popularidade do presidente atingiu um piso e parou de cair. Apenas 1% dos entrevistados disseram não saber como avaliar o governo, ante 2% na pesquisa anterior.

Imagem
A publicação da pesquisa veio logo após o governo divulgar um balanço das entregas federais, em tentativa de reverter a imagem negativa dos últimos meses. A chamada "crise do Pix", envolvendo especulações sobre limites na ferramenta, e a alta no preço dos alimentos são apontadas como fatores que afetaram a avaliação da gestão.

Sobre o futuro do governo, 35% dos entrevistados disseram acreditar que Lula fará um mandato ótimo ou bom. O mesmo percentual projeta uma gestão ruim ou péssima, enquanto 28% esperam um desempenho regular. É a primeira vez que os índices otimista e pessimista aparecem empatados numericamente.

A pesquisa Datafolha ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.