Diego Souza e Rithely são denunciados no STJD e podem ficar de fora do restante da Série A

Eles foram indiciados por ofensas contra a arbitragem na partida contra o Palmeiras; julgamento será em 3 de novembro

Protesto na Praça do Derby - Anderson Stevens/ Folha de Pernambuco

O dia 3 de novembro será um dia importante para o Sport, e não será uma partida decisiva. Serão os julgamentos do meia Diego Souza e do volante Rithely, que foram denunciados pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em decorrência das duras críticas feitas após a partida contra o Palmeiras para o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Caso peguem pena máxima, eles se ausentam do restante do restante da Série A.

Os rubro-negros ficaram revoltados com a arbitragem da partida contra o Palmeiras, no último dia 23 de outubro, por conta de um pênalti em favor do Sport quando o jogo ainda estava 0 a 0. O zagueiro do Verdão, Mena, colocou a mão na bola dentro da área e, na sequência do lance, saiu o primeiro gol palmeirense. Após esse lance, os jogadores dispararam contra a arbitragem.

Rithely disparou com palavras de baixo calão contra o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. "Foi perfeitamente culpa da arbitragem. O que esse cara (Ricardo Marques Ribeiro) fez tinha que ir para a delegacia. Roubou bonito. Quando é na Ilha (do Retiro), o braço está colado e dão pênalti. Aqui ele está com a m... do braço desse tamanho e o p.. do árbitro faz uma m... dessa e não dá a p... do pênalti".

O volante está enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Este artigo fala: "Ofender alguém em sua honra". A pena prevista é de um a seis jogos, além de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Além disso, o volante é considerado réu primário por não ter histórico de julgamentos no STJD neste ano.

Situação mais complicada está a de Diego Souza. O meia já tem um julgamento em curso pela expulsão no clássico contra o Santa Cruz. Ele pegou uma suspensão de dois jogos, mas o departamento jurídico do clube entrou com um efeito suspensivo e a nova apreciação não desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". A pena é apenas desportiva, com suspensão de um a seis jogos.

O meia deu a entender que Palmeiras e Flamengo, os dois times que brigam diretamente pelo título, estão sendo protegidos pela arbitragem. "Estou de saco cheio de tanto que falo. É a mesma coisa que botar um nariz de palhaço. A minha vontade é sair de campo com dez minutos, mas não saio por honrar essa camisa. É vergonhoso. Mais uma vez o campeonato está desenhado para Flamengo e Palmeiras. Então tira todo mundo. A gente está brigando por uma situação difícil e ele tem que pagar caro", disparou.