Festival de Circo do Brasil começa nesta sexta-feira

Evento tem programação vasta com 10 dias de espetáculos

Lula, Armando e Silvio Costa - Divulgação

A 12ª edição do Festival de Circo do Brasil, que vai celebrar a arte portátil, vai apresentar no Recife 10 dias de espetáculos com companhias da França, Finlândia, Itália e Brasil, todas com a presença de artistas brasileiros.

Realizado pela Luni Produções, o Festival de Circo do Brasil tem o patrocínio da Petrobras desde a sua primeira edição, em 2004. Nesta edição o evento conta com o apoio da Prefeitura do Recife, Institut Français, Consulado da França para o Nordeste e Califórnia Filmes.

A edição 2016 do Festival irá ocupar os teatros Santa Isabel, Apolo, Hermilo e Luiz Mendonça (no parque Dona Lindu), além dos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte) e São Luis. No entanto, haverá atrações em dez pontos da região metropolitana, incluindo Parque da Jaqueira, Boa Viagem, Poço da Panela, Praça do Arsenal, Camaragibe e Abreu e Lima. Ao todo serão 17 apresentações em teatros, 10 no Santa Isabel, três no teatro Luiz Mendonça e seis no teatro Apolo, com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00.

A abertura será no Santa Isabel, com a companhia francesa Sôlta Compagnie, que inaugura a programação com a montagem “Apesar”, que estreou ano passado na bienal de circo de Marseille e chega pela primeira vez ao Brasil. “Apesar” tem no elenco o músico, bailarino, trapezista e videomaker Tom Prôneur, ao lado da bailarina e trapezista brasileira Alluana Ribeiro. A abertura acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 20h.

A montagem continua no Santa Isabel neste sábado (5) e domingo (6). Nessas datas, o teatro também recebe o espetáculo o espetáculo “Circo do Só Êu”, do palhaço Esio Magalhães, a partir das 16h. Durante a semana, o grupo pernambucano Duas Companhias, das atrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro apresentam "Caetana", que brinca com a ideia da morte. O grupo paulista Artinerant’s apresenta a montagem "Vizinhos" e o grupo finlandês Luis e Pedro Sartori encena "DOIS". No teatro Apolo teremos as apresentações infantis da Cia Suno e no teatro Luiz Mendonça o "Espetacular Circo Zanni". Nesta quarta-feira (9), artistas de vários grupos sobem ao palco do Santa Isabel para encenar o Circo Varieté, um espetáculo que envolve palhaçaria, mágica e malabarismo e terá renda inteiramente revertida para a Fundação Altino Ventura.

Confira a programação completa:

Festival de Circo do Brasil - Programação by Folha de Pernambuco on Scribd