Candidatos reclamam que prova do Enem foi longa e cansativa

Neste primeiro dia, os estudantes responderam 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza

Helio dos Terrenos, prefeito de Belo Jardim (PE) - Divulgação/ Assessoria de Imprensa

Opiniões sobre o nível das questões do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficaram divididas. Os estudantes que começaram a deixar, neste sábado (5), a Universidade Católica de Pernambuco, um dos maiores locais de prova do Estado, reclamaram que a prova foi longa e cansativa. 

Eduardo Félix relatou que não teve problemas para chegar ao local de prova e que tudo foi muito organizado. No entanto, ele alegou textos longos. "A prova foi cansativa e teve muito texto. Das 90 questões, todas tinham texto. Acredito que amanhã vai ser mais fácil por conta do assunto ser mais enxuto", comentou Eduardo, que tenta uma vaga no curso de Direito e deixou o local de prova por volta das 16h. 

O estudante também deixou claro que não concordou com o adiamento das provas para um grupo de candidatos. "Se tem fraude todo mundo fazendo junto. Imagine, então, gente que vai fazer um mês depois", questionou. Ele acredita que o tema da redação será sobre a política nacional. "Se for para dar um palpite eu acho que será algo sobre impeachment. Algo relacionado com a atual situação da política nacional", declarou. 

Danilo Alves deixou o local de prova antes das 16h e garantiu que deve chegar mais cedo amanhã. "Peguei trânsito e cheguei por volta das 11h30, bem em cima da hora. As provas foram fáceis. Gostei da parte de humanas. A parte de física foi mais complicada. Eram textos bastante elaborados para pouco tempo de prova", comentou o candidato, que realiza o primeiro Enem.

Neste primeiro dia, os estudantes responderam 90 questões de ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais) e ciências da natureza (química, física e biologia). Os candidatos tiveram quatro horas e 30 minutos para concluir as provas.