[Vídeo] Eleições e Diplomacia, uma visão estratégica para Pernambuco

Diplomacia econômica está intimamente ligada ao bem-estar social, à integração cultural, ao desenvolvimento como um todo e de todos os players

Rainier Michael, Cônsul da Eslovênia - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A análise detalhada da balança comercial traz a importância do relacionamento empresarial com as representações diplomáticas. As entidades envolvidas precisam entender a grande diferença entre a diplomacia comercial e a diplomacia econômica, pois essa última, a DIPLOMACIA ECONÔMICA, não trata apenas do comércio bilateral, mas está intimamente ligada ao bem-estar social, à integração cultural, ao desenvolvimento como um todo e de todos os players. Rainier Michael – membro da Rede Gestão (www1.redegestao.com.br)

 *Empresário há 35 anos e Presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. (colunadiplomacia@gmail.com)

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.